A principal fabricante de chips da China, SMIC, alcança o avanço técnico de 7 nm em pé de igualdade com a Intel, TSMC e Samsung, dizem analistas

SMIC levou dois anos para alcançar o salto de 14 nm para 7 nm, mais rápido que o TSMC e a Samsung, disse o TechInsights

Especialistas disseram que é tecnicamente possível para a SMIC produzir chips de 7 nm, mesmo sem o equipamento de produção mais avançado

Uma empresa de pesquisa do Canadá dobrou sua conclusão anterior de que a principal fabricante de chips da China, Semiconductor Manufacturing International Corp (SMIC), haviam feito um avanço tecnológico importante que o coloca em pé de igualdade com os gigantes da indústria.

A TechInsights, que declarou no mês passado que a SMIC começou a usar o processo de 7 nanômetros para produzir semicondutores depois de inspecionar um chip de amostra extraído de uma máquina de mineração de criptomoedas, publicou um relatório de acompanhamento na segunda-feira.

Analistas disseram na pesquisa atualizada, observando que a SMIC realmente alcançou a maturidade tecnológica, conforme medido por “células padrão” – os blocos básicos de construção em projetos de chipset lógico – que podem rivalizar com as principais fundições do mundo, como a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC), Samsung Electronics and Intel.

A SMIC, que está em uma lista preta comercial dos EUA e enfrenta restrições adicionais sobre a importação de equipamentos avançados, se recusou a comentar as descobertas quando alcançado pelo post. As demonstrações financeiras da empresa listada em Hong Kong não contêm nenhuma menção à tecnologia de grau de 7 nm.

O progresso tecnológico da SMIC está sendo atento a analistas do setor, que desejam descobrir se as sanções impostas pelos EUA e seus aliados esmagarão o objetivo da China de alcançar a auto-suficiência de semicondutores, um importante ponto de rivalidade entre as duas nações.

O esforço da China para recuperar a tecnologia Chip enfrenta fortes ventos de cabeça depois que a Casa Branca assinou a Lei de Cascas Bipartidárias e Ciência, com o objetivo de dissuadir TSMC, Samsung, Intel e outros de investir em fabricação avançada, incluindo tecnologia de processo 7-NM ou tecnologia Mais recente, na China continental.

Washington também está pressionando o governo holandês para bloquear a ASML Holdings, que tem uma posição de monopólio na produção de máquinas avançadas de fabricação de chips, desde a venda a fundições chinesas do continente, incluindo a SMIC.

A TechInsights observou que a SMIC levou apenas dois anos para atingir a capacidade de 7 nm, mesmo “sem acesso aos equipamentos e tecnologias ocidentais mais avançados”. Em comparação, o TSMC e a Samsung levaram três e cinco anos, respectivamente, para atingir o mesmo nível.

A empresa de Ottawa, em julho, reversa, um processador de mineração de Bitcoin Minerva feito pela SMIC e concluiu que a fabricante de chips chinesa havia alcançado um avanço tecnológico, apesar de não ter acesso aos sistemas de litografia ultravioleta extrema mais avançada do setor da ASML.

Analistas e profissionais disseram que é tecnicamente possível que a SMIC produza chips de 7 nm com os sistemas ultravioleta profunda existentes sob a liderança do co-CEO Liang Mong Song, um veterano da indústria de semicondutores que anteriormente foi executivo da TSMC.

As descobertas mais recentes da TechInsights sugerem que a SMIC implementou muitas opções de integração de processos implantadas pelo TSMC, pois “existem muitas semelhanças nas tecnologias, designs e inovações de processos entre o 7-NM da SMIC e o 7-NM do TSMC”.

A SMIC foi adicionada à chamada lista de entidades do Departamento de Comércio dos EUA em dezembro de 2020. Na época, a empresa disse que as sanções, que impedem a compra de tecnologias dos EUA-Origin, dificultariam seu desenvolvimento de tecnologia abaixo de 10 nm, que é usado na fabricação de processadores avançados para smartphones e computadores.

Desde então, a SMIC mudou seu foco para amadurecer a tecnologia de 28 nm. A empresa disse no fim de semana que estava investindo US $ 7,5 bilhões no desenvolvimento de uma nova linha de produção de wafer de 12 polegadas no centro industrial do norte de Tianjin.

FONTE: https://www.scmp.com/tech/big-tech/article/3190590/chinas-top-chip-maker-smic-achieves-7-nm-tech-breakthrough-par-intel