Primeiro veículo elétrico a superar a autonomia de 1000 km já é conhecido

Foi atingido recentemente um marco no mundo da mobilidade elétrica: pela primeira vez, um automóvel elétrico de produção em série consegue oferecer mais de 1000 km de autonomia, sem precisar de ser recarregado.

Zeekr 001 o primeiro veículo elétrico a ultrapassar os 1000 km de autonomia

A viatura capaz de tal feito é o Zeekr 001, pertencente à empresa chinesa Geely. Apesar de ainda não terem sido fabricadas muitas unidades deste modelo, é inegável a simbologia que o mesmo já carrega.

Bateria de grande capacidade é o segredo

Atualmente, a Zeekr não tem presença na Europa, no entanto a entrada no nosso mercado está prevista para final de 2023.

Este nome é certamente desconhecido para muitos, mas se referirmos que pertence à Geely, que é também dona da Volvo, da Polestar, e de parte da Smart, talvez seja suficiente para dar a entender a dimensão deste grupo.

Segundo a Zeekr, são 1032 km de autonomia total que o seu 001 consegue extrair da enorme bateria de 140 kWh, antes de inevitavelmente necessitar de ser novamente recarregado.

Isto é possível não só graças à utilização desta bateria de grandes dimensões, mas também de maior densidade. Na prática, isso significa que a mesma é capaz de albergar uma capacidade de armazenamento maior, ocupando o mesmo espaço físico.

Isto, inevitavelmente, abre portas para a possibilidade de serem percorridas distâncias cada vez maiores sem necessidade de paragens, à semelhança do que ainda só acontece com automóveis que utilizam motores térmicos tradicionais.

O Zeekr 001 em pormenor

Veículo Elétrico - Zeekr 001
Veículo Elétrico – Zeekr 001

A viatura em questão é um crossover com quase 5 metros de comprimento e 3 metros de distância entre eixos, que é montado sob a plataforma SEA, especificamente concebida para viaturas elétricas do grupo.

Para locomover o 001 são utilizados dois motores elétricos, um por cada eixo, que juntos conseguem somar uma potência de 543 cavalos, e debitar 700 Nm de binário máximo.

ESTES VALORES GARANTEM QUE O SPRINT DOS 0 AOS 100 KM/H É CUMPRIDO EM 3,8 SEGUNDOS, ESTANDO A VELOCIDADE MÁXIMA LIMITADA ELETRONICAMENTE AOS 200 KM/H.

Tendo em conta a dimensão da bateria utilizada, que acrescenta certamente um peso considerável ao conjunto, há que admitir que a performance deste carro é respeitável.

O interior é moderno e simplista, sendo dominado pelo enorme display central de praticamente 15 polegadas. O painel de instrumentos utiliza um menor ecrã, com 8,8 polegadas, e para os ocupantes dos lugares traseiros está à disposição um terceiro ecrã, com 5,7 polegadas.

E já que falamos dos lugares traseiros, convém referir que a ausência de túnel de transmissão faz maravilhas pela habitabilidade e pelo espaço disponível nesse local.

Estão também disponíveis outros equipamentos, tais como bancos dianteiros aquecidos e refrigerados, revestimentos em pele, ar condicionado automático tri-zona, sistema de som da Yamaha, suspensão pneumática adaptativa e faróis LED matrix.

Mais de 1000 km de autonomia, mas não é para todos

Infelizmente, apenas vão ser construídos 1000 exemplares do Zeekr 001 com bateria de 140 kWh, pelo que podemos considerar esta variante como uma edição especial e limitada.

As restantes unidades vão oferecer autonomias entre os 500 e os 700 km, o que não deixam de ser valores também interessantes.

Qual o preço do Zeekr 001?

As primeiras unidades do modelo elétrico Zeekr 001 de longo alcance vão ser entregues durante o primeiro trimestre deste ano, sendo que o preço no mercado Chinês começa em 300.000 yuans e pode alcançar os 386.000 yuans, que convertido em euros representa um valor entre os 40 a 50 mil euros.

A Zeekr também promete um lançamento europeu do seu veículo elétrico 001, mas ainda não há detalhes sobre datas e versões que estarão disponíveis, resta-nos esperar.

Vídeo – O Zeekr 001 promete a maior autonomia de sempre

FONTE: https://www.portal-energia.com/primeiro-veiculo-eletrico-autonomia-1000-km/