mar 01

Primeiro ônibus elétrico do país movido 100% a bateria tem autonomia de 350 km

O primeiro ônibus elétrico para uso rodoviário do Brasil tem como destino as ruas e estradas do Estado do Espírito Santo, atendendo clientes da VIX Logística no serviço de fretamento, para transporte de funcionários de empresas.

O projeto piloto, uma parceira da EDP, VIX Logística – empresa do Grupo Águia Branca, WEG e CERTI, terá duração de 18 meses,  investimento total foi de R$ 6,6 milhões, e é composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que permitirá a realização de testes de funcionalidades e do modelo de negócio, com o objetivo de se avaliar as condições e custo-benefício para uma possível ampliação futura, inclusive junto a outros mercados e parceiros.

A WEG é a fornecedora das soluções para recarga rápida das baterias de íons de lítio do ônibus, a CERTI contribuirá com estudos específicos de mercado, questões regulatórias e análises de viabilidade econômica, a EDP é responsável pela gestão geral do projeto, além de prover os serviços de mobilidade elétrica e operação dos carregadores, e a A VIX Logística será a operadora do ônibus, que realizará os testes de funcionalidade e as análises de viabilidade. O projeto foi viabilizado através de uma chamada estratégica de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), promovido pela ANEEL.

Com autonomia para rodar até 350 km entre as recargas da bateria, possui carregamento rápido em até quatro horas.

 

FONTE: https://engenhariae.com.br/editorial/energia-verde/primeiro-onibus-eletrico-do-pais-movido-100-a-bateria-tem-autonomia-de-350-km?fbclid=IwAR2h-wtCqyqr8pMYmCPD_qoFRbqBDQKFLyEmtxXGwuJnhTfRaF0ZGGElJBo