maio 06

Primeiro ônibus autônomo da China em Chongqing

Os internautas aplaudiram o primeiro serviço de ônibus autônomo da China em Yongchuan, município de Chongqing, no sudoeste do país.

Três unidades do Baidu Apollo e do King Long Bus iniciaram oficialmente as operações em Chongqing na segunda-feira, o primeiro serviço desse tipo em todo o país, informou o Chongqing Daily na terça-feira. Cada ônibus tem um funcionário que pode alternar para o modo manual em caso de emergência.

Os cidadãos podem reservar seus ingressos por meio de aplicativos como Baidu Apollo Go e Baidu Maps.

Um funcionário do Baidu disse na quarta-feira que passageiros menores de 18 anos não podem acessar a unidade sozinhos, então as reservas estão disponíveis apenas em aplicativos “por enquanto”.

A rota da viagem é de 8,8 quilômetros e o custo da passagem é de 2 yuans.

Alguns usuários do Sina Weibo questionaram a presença de um funcionário no veículo, por ser autônomo, não é necessário motorista. No entanto, outros indicaram que pelo menos a iniciativa “libertou os motoristas”, que agora podem dar resposta a outras emergências, se necessário.

Muitos expressaram seu entusiasmo pelo novo ônibus. “Mal posso esperar para entrar em um quando chegar a Chongqing”, disse um deles.

Quem já passou, guardam comentários positivos e garantem que não houve problemas, afirmam os funcionários.

Por razões de segurança, cada unidade possui 4 radares para detectar informações ao vivo.

Em 2020, um programa piloto de transporte autônomo foi iniciado em Zhengzhou, na província central de Henan.

Segundo a Chinanews, os moradores ficaram satisfeitos com o atendimento, destacando a suavidade da viagem e a vontade de oficializá-la em breve.

Guangzhou, na província meridional de Guangdong, também iniciou um serviço rodoviário Mini Robobus em janeiro.

FONTE: http://spanish.china.org.cn/photos/txt/2021-04/15/content_77408876.htm