Primeira IA de Elon Musk estará disponível apenas para assinantes

xAI lança seu primeiro sistema de IA neste sábado, mas apenas um pequeno grupo vai poder utilizar.

A startup de inteligência artificial de Elon Musk, xAI, vai lançar seu primeiro sistema neste sábado (4) para um grupo selecionado. Ao que tudo indica será o Grok, chatbot que vai obter informações em tempo real do Twitter (ou melhor, X). De acordo com o bilionário, o serviço vai ser parte do plano Premium Plus de assinatura da rede social.

O novo plano de assinatura foi lançado recentemente e no Brasil custa a “bagatela” de R$ 84 por mês (R$ 880 no anual). Outros dois pacotes de valores também estão disponíveis.

Assim como o Chat GPT, o Grok também vai ter a capacidade de navegar na internet para buscar dados. Outras informações sobre o sistema não foram reveladas até o momento.

  • Musk revelou, em julho, uma nova empresa voltada para o desenvolvimento de inteligência artificial, a denominada xAI;
  • Com um ‘forte’ grupo de funcionários, a startup inclui ex-membros da OpenAI, Google Research, Microsoft Research e DeepMind;
  • Entre as metas da companhia está “entender a verdadeira natureza do universo” e, claro, concorrer com a OpenAI, que ganhou terreno na área de IA com o ChatGPT;
  • Vale lembrar que Musk foi cofundador da OpenAI em 2015, mas deixou o conselho da empresa em 2018.

xAI trabalhará com X e Tesla

Ainda em julho, quando a xAI foi lançada, Elon Musk disse que o empreendimento também seria aproveitado em mais duas de suas empresas: X (Twitter) e Tesla.

Ele explicou durante uma mesa redonda no Spaces que a IA da nova companhia usaria tweets públicos para treinar os modelos de IA. No caso da Tesla, softwares de IA seriam aplicados no sistema de direção da montadora — tal relacionamento teria “benefício mútuo”, acelerando o trabalho da fabricante em recursos de direção autônoma, pontuou na época.

FONTE:

https://olhardigital.com.br/2023/11/04/internet-e-redes-sociais/primeira-ia-de-elon-musk-estara-disponivel-apenas-para-assinantes/