Prestes a lançar o 5G, Estados Unidos iniciam pesquisas com redes 6G

Órgão americano regulador equivalente à Anatel aprovou experimentos em um novo espectro, com faixa entre 95 GHz e 3 THz

O 5G ainda está dando os primeiros passos em poucos países, mas os Estados Unidos já pensam no que virá a seguir. Isso porque a Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), órgão americano equivalente à nossa Anatel, votou no último dia 15 pela abertura do espectro de “ondas terahertz”, que futuramente serão usadas para redes 6G.

A faixa de frequência varia entre 95 GHz e 3 THz, e será aberta para uso experimental para que engenheiros já consigam fazer testes com a próxima geração de conectividade sem fio. O espectro não é utilizado por nenhum outro conteúdo, o que significa que ficaria focado apenas nas futuras conexões de sexta geração. A licença concedida pela FCC é de 10 anos, período em que sejam testadas novas tecnologias ao mesmo tempo em que o espectro é protegido.

Não há previsão de quais serão as velocidades atingidas pelas conexões 6G – afinal, elas só devem dar as caras daqui muitos anos, já que o 5G está prestes a fazer sua estreia. No caso deste, a quinta geração de internet móvel pode alcançar até 400 Mbps, além de oferecer uma latência menor e mais estabilidade. A Verizon será a primeira operadora a lançar redes 5G, agora em abril.

FONTE: PC