Positivo Tecnologia lança fundo de investimentos para startups

Fundo já realizou primeiros aportes em agritechs. Iniciativa busca investir em empresas que democratizam acesso a novas tecnologias

Positivo Tecnologia anunciou a criação de um fundo de investimento de participações (FIP) para startups. A iniciativa já investiu em duas agritechs no primeiro trimestre deste ano. São elas a AgroSmart e a @Tech. A companhia, entretanto, não revelou o valor dos aportes.

Segundo a Positivo, a escolha das startups para aportes iniciais do FIP está alinhada à estratégia da empresa de expandir a participação em novas áreas de negócios. Investimentos em startups com foco em Internet das Coisas, Big Data, Blockchain e Inteligência Artificial também estão previstos para os próximos anos.

“Fizemos estudos para acompanhar tendências e identificar as áreas que deveríamos investir. Além disso, analisamos segmentos econômicos em que o Brasil pode se diferenciar tecnologicamente. Compreendemos que o agronegócio é um dos mais proeminentes”, explicou Graciete Lima, consultora de Novos Negócios da Positivo Tecnologia.

Além dos aportes realizados, a Positivo Tecnologia oferece apoio estratégico, suporte operacional e acesso facilitado a rede de parceiros para gerar maior tração e desenvolvimento dos negócios das empresas investidas. “A expectativa é fazer com que a AgroSmart e @Tech se tornem líderes nos mercados de atuação e que a evolução seja refletida em nossos resultados”, reforçou Graciete.

Fundada em 2014, a Agrosmart oferece uma plataforma integrada que monitora dados na lavoura e gera modelos agronômicos inteligentes que auxiliam na tomada de decisões de produtores rurais e empresas dos segmentos da agroindústria, alimentos e bebidas. Já a @Tech, criada em 2015 na incubadora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), oferece uma plataforma de inteligência de mercado e inteligência artificial para identificar o momento adequado para negociar bovinos entre pecuaristas e frigoríficos.

FONTE: ITM