mar 18

Porsche vai fabricar banco em impressora 3D

A Porsche vai começar a fabricar um banco customizável em impressora 3D. O anúncio foi feito nesta terça. Com a novidade, a montadora quer deixar mais esportiva a experiência de dirigir alguns de seus modelos.

Com o recurso, o porprietário vai poder usar uma impressora 3D para fazer um banco completamente moldado ao seu corpo. A ideia não é exatamente nova. Há anos o automobilismo se vale deste recurso para fazer bancos dos pilotos. É assim na Fórmula 1, Stock Car e dezenas de outras categorias.

O banco é a interface entre o motorista e o veículo, por isso é importate para um controle preciso. Com o banco feito em impressora 3D, nós novamente damos a modelos produzidos em série a oportunidade do motorista experimentar a tecnologia usada no automobilismo”, afirma Michael Steiner, do conselho executivo de pesquisa e desenvolvimento da Porsche.

O banco da Porsche customizável em impressora 3D é baseado no modelo usado pela montadora em quase todos os seus modelos. Porém é construído como um sanduíche, com camadas. É exatamente uma dessas camadas que pode ser customizada para para o corpo do motorista.

A base de sustentação do banco é construída em polipropileno, um polímero termoplástico de baixa densidade. Em seguida vem o assento feito de uma mistura de materiais a base de poliuretano. É esta camada que pode ser customizada em impressora 3D. A parte externa do banco é feita com o tecido batizado de Racetex com padrão de furação para controle climático.

A Porsche espera lançar o novo banco customizável em impressora 3D a partir de maio. Ele será, a princípio, oferecido apenas em versões do 911 e 718.

FONTE:  MOTOR SHOW