jan 20

Porsche Taycan Turbo S é revelado como novo Safety Car da Fórmula E

O Porsche Taycan Turbo S assumirá as funções de carro de segurança (Safety Car) para a temporada 2022 da Fórmula E. O sedan elétrico de alto desempenho vai substituir o Mini Pacesetter e o BMW i8 Roadster.

Com uma pintura multicolorida, representando as cores de cada equipe do grid, assim como as cores do campeonato e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o Taycan usará o número 22, como um aceno ao número de participantes da série este ano. Sua estreia será na rodada de abertura do campeonato, nos dias 28 e 29 de janeiro, em Diriyah, na Arábia Saudita.

Dois veículos Safety Car da Porsche
Imagem: Divulgação/Porsche

Sendo o carro-chefe da Porsche, o Taycan Turbo S é equipado com um motor duplo de 751 cv e tração nas quatro rodas, alcançando 260 km/h. O sedan faz de 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos – e isso significa um Safety Car sendo 0,2 segundos mais rápido que os próprios pilotos da Fórmula E.

Safety Car e segurança

Várias modificações foram feitas no Taycan Turbo S para torná-lo adequado para uso como Safety Car. Os para-choques dianteiros e traseiros possuem luzes intermitentes integradas, por exemplo, que funcionam em conjunto com a barra de luzes no teto.

Sedan Taycan Turbo S
Imagem: Divulgação/Porsche

No interior, os bancos traseiros foram substituídos por uma gaiola de proteção, enquanto os bancos de corrida com cintos de seis pontos são usados ​​na frente. Um sistema de comunicação de alta tecnologia, um sistema de registrador de dados Marelli e um extintor de incêndio instalados no Taycan fazem a vez dos requisitos de segurança do circuito da FIA.

“A Fórmula E está encantada que o Porsche Taycan Turbo S servirá como carro de segurança do campeonato a partir da 8ª temporada”, diz Jamie Reigle. O CEO da Fórmula E considera o Porsche Taycan Turbo S “o auge dos veículos eletrificados de alto desempenho”.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/01/19/carros-e-tecnologia/porsche-taycan-turbo-s-e-revelado-como-novo-safety-car-da-formula-e/