maio 19

Por que a Michelin está lançando “pneus especiais para carros elétricos”?

A Michelin lançou recentemente dois tipos exclusivos de pneus na China, feitos especificamente para veículos elétricos (EVs). Os novos produtos pretendem mostrar a “preocupação da marca com os consumidores chineses e a estratégia de desenvolvimento da empresa”, de acordo com comunicado à imprensa.

Mas, para começar, por que os EVs precisam de pneus especiais?

Michelin está lançando pneus exclusivos para veículos elétricos… mas, por que?. Imagem: KULLAPONG PARCHERAT / Shutterstock.com

Bem, tudo se resume ao peso. Veículos elétricos geralmente pesam mais do que os movidos à combustão, o que significa que eles gastam os pneus muito mais rápido. Além disso, aros de borracha comuns reduzirão o alcance dos carros, então há muito a ganhar evitando que isso aconteça.

A Michelin pretende resolver exatamente esses problemas com as linhas “e.PRIMACY” e “Pilot Sport EV“, projetadas com “foco total em carros elétricos esportivos de alto desempenho”, de acordo com a marca.

Os pneus da “e.PRIMACY” foram feitos para veículos movidos a combustível e a bateria. Graças à “resistência de baixo rolamento”, o carro elétrico pode aumentar o alcance em aproximadamente 7% – segundo a marca, cerca de 30 km para um veículo de 400 km.

A grande novidade, no entanto, são os produtos do segmento “Pilot Sport“, que atendem especificamente às necessidades dos carros esportivos elétricos. Segundo a Michelin, os pneus oferecem ótima aderência em estradas secas e molhadas, levando em consideração as características de maior peso e distribuição de peso associadas aos EVS.

Os pneus também foram projetados para ter 20% menos ruído na estrada, graças a uma espuma de poliuretano desenvolvida sob medida que abafa os sons. Esse é um atributo que chama a atenção, visto que os aros de borracha costumam ser a parte mais barulhenta dos veículos elétricos – e algo que proprietários de EVs reclamam bastante.

E mais: a Michelin garante que os pneus “Pilot Sport EV” são resistentes aos desgastes ocasionados pelas “forças de aceleração”, ao mesmo tempo que oferece uma rijeza ao rolamento, aumentando o alcance em até 60 km.

Ainda de acordo a marca, tanto os pneus da “e.PRIMACy” quanto os da linha “Pilot Sport EV” serão lançados na América do Norte e na Europa até o fim de 2021.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/05/19/carros-e-tecnologia/por-que-a-michelin-esta-lancando-pneus-especiais-para-carros-eletricos/