Polícia Militar vai usar drones para flagrar motoristas que fugirem de blitze no ES

Outros equipamentos, como radares portáteis e leitores de placas, também serão usados pela polícia a partir de dezembro para fiscalizações de trânsito.

Novos equipamentos serão utilizados pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) a partir de dezembro para reforçar a fiscalização do trânsito tanto na Grande Vitória, quanto no interior do Estado. Entre os aparelhos, estão os drones, que servirão para flagrar motoristas que tentarem fugir das ações de monitoramento, como as blitze.

“A gente está fazendo varias operações de fiscalização de trânsito e temos observado que em alguns pontos de operação já definidos, motoristas estão desviando, entrando em bares, em farmácias, trocando de motoristas”, explica o major Quintino, chefe de Logística do Batalhão de Trânsito.

Ele acrescenta: “O drone vai servir pra monitorar a operação e garantir a segurança dos policias e de terceiros”, explica o major.

Ao todo, R$ 4,8 milhões serão investidos na Polícia Militar para o monitoramento do trânsito. Conforme explica major Quintino, o investimento inclui a compra de mesas, computadores, novas viaturas e também outros equipamentos para além dos drones.

Outros equipamentos

Na lista também estão os radares portáteis já usados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e também radares equipados com o sistema de reconhecimento automático de placas OCR (Optical Character Recognition, na sigla em inglês). O sistema é o mesmo utilizado pela Prefeitura de Vitória nos pontos de cerco eletrônico. No entanto, ao invés de fixos, os radares serão móveis.

Já o etilômetro passivo servirá para potencializar as ações de fiscalização de uso de bebida alcoólica por parte de motoristas. O equipamento capta a presença de álcool no ar e, por isso, os motoristas não precisam assoprá-lo.

FONTE: G1