mar 20

Polícia Militar com drone para auxiliar nas suas operações

Três equipamentos foram comprados pelo governo estadual. O investimento foi de R$ 24 mil.

A Polícia Militar do Espírito Santo está fazendo o uso drones em operações policiais há cerca de uma semana. São três equipamentos, que custaram R$ 8 mil cada. Uma demonstração foi feita no Morro da Piedade, nesta quarta-feira (4).

Além de serem usado nas operações policiais nos morros, os drones serão úteis em outras operações, como em praias e blitz, por exemplo.

“O drone ou RPA é a possibilidade da ampliação do campo de visão policial. Então, em uma operação corriqueira, essa plataforma possibilidade de gerar imagens online para que o operador possa instruir a tropa”, explica o tenente-coronel Novaretti, sub-comandante do Comando de Polícia Ostensiva Especializada.

Polícia Militar passa a usar drones em operações — Foto: Carlos Palito / TV Gazeta

Polícia Militar passa a usar drones em operações — Foto: Carlos Palito / TV Gazeta

Para fazer os voos, a polícia tem uma autorização especial, que pode ser usada a qualquer momento. Na primeira turma, 11 policiais foram treinados. “Nós fizemos essa primeira etapa. A partir daí, já estamos operando”, diz o tenente-coronel.

Os drones estão disponíveis nos grandes comandos de policiamento, mas não vão substituir os helicópteros que são usados pela polícia.

“Cada um tem seu emprego garantido e específico. O drone tem campos de visão muito bons, mas ainda limitados”, afirma o sub-comandante.

FONTE: G1