jul 02

Polícia fecha operação de IPTV pirata e exibe aviso para alertar usuários

Mensagem informa que o endereço de IP dos assinantes foi coletado e que eles devem deixar de acessar o conteúdo

Na última terça-feira (30), a polícia do Reino Unido derrubou um sistema de IPTV pirata. Ao tentar acessar o conteúdo, que opera sob os nomes Global e Global Entertainment, os usuários foram surpreendidos com uma mensagem informando sobre a retirada do sistema do ar.

A operação que resultou no encerramento do serviço foi uma investigação conjunta de duas forças policiais do Reino Unido. “Esta transmissão ilegal foi interrompida pela polícia de Norfolk e Suffolk. Assistir transmissões ilegais é crime. O seu IP foi gravado. Você deve cessar imediatamente o acesso de todo o fluxo ilegal de mídia”, diz a mensagem.

Mensagem exibida para quem tentasse acessar o serviço. Foto: Torrent Freak

Antes de saber da veracidade da investigação, pessoas de fóruns de IPTV especulavam que o provedor havia forjado a mensagem e sumido com o dinheiro dos assinantes. Outros alegaram que o sistema sofreu algum tipo de invasão, criada para assustar o usuário.

No entanto, segundo o site Torrent Freak, o fechamento é verdadeiro e é resultado de uma operação para derrubar esse tipo de serviço. “Os policiais estão cientes que circulam especulações online, afirmando que a mensagem na tela é falsa. No entanto, queremos deixar claro que se trata de uma operação policial genuína”, diz um comunicado divulgado pelas polícias de Norfolk e Sussex.

A força por trás da operação ainda não nomeou o serviço como único alvo, por conta disso, é possível que outros fornecedores de IPTV também sejam afetados pela ação. Mesmo assim, uma busca foi realizada em uma propriedade na área de Hollesley, no leste de Suffolk.

Lá, um homem de 24 anos foi preso sob a seção 44 da Lei de Crimes Graves e a seção 11 da Lei de Fraudes, sob suspeita de obter serviços desonestamente e convertê-los em atividade criminosa. Ele foi levado ao Centro de Investigação da Polícia de Martlesham para interrogatório, mas liberado após prestar esclarecimentos.

Aviso de fechamento

Em relação à mensagem exibida, a polícia disse que isso só foi possível após obter acesso ao provedor de IPTV e desativar as transmissões. Embora o fechamento de serviços do tipo seja bastante comum, esta é a primeira vez que a polícia conseguiu usar o mesmo sistema de transmissão para enviar uma mensagem diretamente para as pessoas que assinam o conteúdo.

FONTE: https://olhardigital.com.br/noticia/policia-fecha-operacao-de-iptv-pirata-e-exibe-aviso-para-alertar-usuarios/102946