Polícia de Florença, cidade italiana, usará drones para ‘controlar território’

Medida entrará em vigor para monitorar a cidade durante 2023.

Cidade de Florença, na Itália, contará com drones para segurança. — Foto: Pexels

A Polícia Municipal de Florença começará a usar drones equipados com câmeras de monitoramento para “controlar o território” da cidade durante o ano, anunciou o prefeito Dario Nardella nesta terça-feira (11).

“Os drones serão usados em áreas muito circunscritas e específicas, não se trata de um ‘Big Brother’ sobre a cidade.

Estamos falando de intervenções direcionadas para controlar o território, assim como já fizeram em outras cidades, como Bergamo”, declarou ele durante cerimônia de apresentação do novo comandante da polícia florentina, Francesco Passaretti.

De acordo com Nardella, a utilização dos drones “é um projeto de 2023, que já tem um protocolo assinado com a Entidade Nacional de Aviação Civil (ENAC), para verificar quaisquer infrações nas construções de Florença e para detectar acidentes rodoviários.

Perante o debate sobre o impacto da medida na privacidade dos cidadãos, o prefeito explicou ainda que os drones vão sobrevoar a cidade “garantindo a legalidade e respeitando integralmente a regulamentação e privacidade existentes”.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2023/04/policia-de-florenca-cidade-italiana-usara-drones-para-controlar-territorio.ghtml