maio 17

PIX Troco e PIX Saque: entenda as novas modalidades do pagamento instantâneo

Saque, Troco, Cobrança, Garantido: entenda como irão funcionar as possíveis novas funções do PIX

Por Tainá Freitas

 

A expectativa é que, a partir de agosto deste ano, o Brasil receba mais duas modalidades de PIX: PIX Troco e PIX Saque. Diferente das opções disponíveis até agora, que permitem pagamentos de forma digital, as novidades disponibilizarão a retirada de dinheiro em espécie.

O Banco Central abriu uma consulta pública nesta segunda-feira (10) para ouvir as contribuições das pessoas, que poderão enviar sugestões até o dia 9 de junho, no site do BC.

COMO IRÁ FUNCIONAR?

O PIX Saque permitirá que os brasileiros façam saques em estabelecimentos comerciais, o que colabora com a descentralização dos serviços financeiros. Até então, os bancos e caixas eletrônicos (ATMs) eram os locais procurados para tal.

Já o PIX Troco, em específico, fortalece a presença de varejistas no setor de serviços financeiros. Os usuários poderão realizar suas compras nas lojas e realizar pagamentos com um valor maior do que o dos produtos para receber o troco em espécie. Neste artigo, explicamos a tendência de empresas criarem suas próprias fintechs e passarem a ser reconhecidas também pela oferta de cartões, contas-corrente, entre outros.

Caixa eletrônico, também conhecido como ATM (Foto: Eduardo Soares/Unsplash)

QUAIS SÃO AS REGRAS?

Neste primeiro momento, a proposta discutida em consultoria pública é que os usuários possam fazer quatro saques gratuitos por mês em qualquer uma das modalidades. Depois, estão sujeitos às taxas cobradas pelas instituições financeiras que utilizam.

O limite inicial estipulado para saques diários é de R$ 500.

QUAIS AS MODALIDADES DISPONÍVEIS HOJE?

Atualmente, está em vigor o PIX por transferência e por QR Code. Em ambas as opções, os usuários (pessoas físicas ou jurídicas) podem realizar transações financeiras 24 horas por dia, sete dias por semana. Diferente das TEDs e DOCs, o pagamento acontece em segundos.

OUTRAS POSSIBILIDADES PARA O PIX

Mas o PIX Troco e Saque não são as únicas possibilidades estudadas pelo Banco Central. O órgão regulador de instituições financeiras no Brasil também planeja o lançamento do PIX Cobrança e PIX Garantido.

A modalidade “Cobrança” deve funcionar semelhante ao boleto, possuindo data de vencimento, multa e juros em caso de atraso. Já o “Garantido” deve ser uma alternativa ao cartão de crédito, permitindo o parcelamento de compras. Entenda como devem funcionar essas duas modalidades na prática.

FONTE: https://app.startse.com/artigos/pix-troco-pix-saque-entenda-como-funciona?utm_source=facebook&utm_medium=link&utm_campaign=aula&utm_term=10052021&fbclid=IwAR3SWpi2IaIl1jhuQOB4oTNUVEW8Lpc8VCjIFCw6K8YKQqaYgi1P7xPA5N0