Pirelli desenvolve pneus que interagem com a rede 5G

Produto detecta e transmite informações sobre as condições da estrada para outros veículos

A Pirelli acaba de anunciar o desenvolvimento de um pneu inteligente que interage com a rede 5G. A empresa apresentou a novidade em Turim, na semana passada e afirmou que esse é o “primeiro caso mundial de serviços ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista)”. A demonstração ocorreu durante um evento sobre o uso de 5G em veículos.

Pirelli, Ericsson, Audi, Tim, Italdesign e KTH juntas fizeram a demonstração no terraço do edifício Lingotto, mostrando como um veículo equipado com os pneus inteligentes Pirelli Cyber Tyre e conectado à rede 5G era capaz de transmitir o risco de aquaplanagem detectado pelos pneus para o carro mais próximo. Isso se deve à banda ultra-rápida e baixa latência do 5G.

O pneu é o único ponto de contato entre o veículo e o asfalto e, graças a essa tecnologia, ele se comunica com o carro, o motorista e com toda a infraestrutura da estrada. Equipado com um sensor interno, o Pirelli Cyber Tyre irá fornecer ao automóvel informações relativas ao modelo de pneu, quilometragem, carga dinâmica e, pela primeira vez, situações de potencial perigo em superfícies de estradas, causadas pela falta de aderência. Essas informações permitirão ao carro adaptar seus sistemas de controle e direção assistida, melhorando o nível de segurança, conforto e desempenho.

Este ano, a Pirelli também apresentou seu Italia Track Adrenaline, que inclui uma linha de pneus P Zero Trofeo, também equipados com sensores. O Track Adrenaline funciona como um engenheiro de pista virtual, monitorando a pressão e temperatura dos pneus em tempo real e combinando esses dados com informações de telemetria para fornecer indicações e sugestões ao condutor de como melhorar sua performance na pista.

Os pneus “sensoriais” são parte de uma estratégia integral da Pirelli, chamada “Perfect Fit”. Esse método é focada no desenvolvimento de produtos e serviços “personalizados” para atender as necessidades das fabricantes de veículos, frotas e motoristas em geral, visando o futuro e as mudanças em andamento nas formas de mobilidade.

FONTE: OLHAR DIGITAL