PimEyes: 5 alternativas ao programa de reconhecimento facial

Sites, aplicativos, e extensões para navegadores fornecem busca online por imagens em várias bases de dados; confira.

A PimEyes é uma ferramenta online e gratuita, desenvolvida para fornecer o serviço de reconhecimento facial na web. O usuário realiza o upload de uma foto na barra de busca do software, e o sistema analisa o rosto presente na imagem e busca por todas as fotos em que esta mesma pessoa aparece na internet. Para os interessados, a ferramenta pode ser útil para verificar se pessoas não autorizadas fazem o uso de sua imagem, por exemplo, em mídias digitais e sites. A seguir, confira cinco alternativas ao PimEyes que também desempenham a função de reconhecimento facial.

1. Google Lens

Google Lens
Reprodução: Google

O software Google Lens está disponível online via navegadores, mas também pode ser baixado no smartphone ou no PC pela loja de aplicativos. O programa oferece diferentes funções, como encontrar textos em imagens e possibilitar que o usuário os copie ou os pesquise na web. Mas aqui, daremos destaque à função de busca por imagem: o aplicativo permite que o usuário tire fotos com a câmera e faça uma busca na internet, ou que acesse a galeria de imagens para encontrar uma foto específica e realizar a busca online.

No navegador do computador, o Google permite arrastar uma imagem para a barra de busca, a fim de encontrá-la em algum site, ou mesmo para achar imagens semelhantes. Desta forma, quando você seleciona uma imagem –– independente de ter feito uma busca utilizando ou não uma foto –– aparece o ícone do Google Lens na mesma, que ao ser selecionado, realiza uma busca na internet por imagens iguais ou semelhantes.

2. TinEye

TinEye
Reprodução: TinEye

O TinEye é outro serviço que funciona online pelo navegador do PC ou de dispositivos móveis. O recurso, inclusive, pode ser adicionado ao seu browser como uma extensão, o que deve facilitar o seu acesso para quem utiliza o reconhecimento facial com frequência.

O site possui um sistema muito parecido com o do PimEyes: o usuário realiza o upload de uma imagem na barra de pesquisa e a ferramenta vasculha a internet em busca da imagem enviada. O diferencial é que esta busca também pode ser feita pelo URL da imagem, caso ela esteja hospedada em um servidor. Ou, ainda, o usuário pode copiar uma imagem e colar no motor de busca.

3. Search By Image

Reprodução: Search By Image

A ferramenta pode ser utilizada online como uma extensão, compatível com os navegadores FireFox, Opera, e Chrome. Contudo, também pode ser baixada diretamente no PC pela loja de aplicativos da Microsoft, Galaxy, e Apple App Store.

O recurso funciona com busca reversa de imagens, a qual indica informações como: onde uma imagem foi originalmente publicada, quais outras páginas da web a publicaram, e fornece os tamanhos diferentes e até imagens semelhantes. Pode ser muito útil para jornalistas, por exemplo, que precisam descobrir de onde uma imagem veio e quem a publicou para dar os créditos ao utilizá-la em uma matéria.

4. Saucenao

Reprodução: Soucenao

O Saucenao é outro recurso para a busca reversa de imagem. Originalmente, foi publicado em 2008 com um motor de busca para pesquisar em torno de 20 mil páginas de revistas. Atualmente, o site indexa bilhões de imagens de serviços na internet, tais como mangá, filmes, animes, programas de TV e diversas outras fontes.

O site permite que o usuário insira o URL da imagem para realizar as buscas ou envie um arquivo diretamente do computador. Ainda é possível selecionar diferentes bases de dados para pesquisar as imagens, sendo uma delas o próprio Twitter.

Trace.moe

Reprodução: Trace.moe

A ferramenta possui uma busca mais específica de imagem do que as demais apresentadas até agora. A Trace.moe é destinada aos otakus: o usuário utiliza imagens para encontrar a cena e o anime ao qual ela pertence. Pode ser uma boa opção para quem se interessou por uma foto, mas não conhece o nome do desenho japonês. É possível enviar tanto o URL da foto quanto abrir a galeria do computador e realizar o upload de uma imagem.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2023/03/13/internet-e-redes-sociais/pimeyes-5-alternativas-ao-programa-de-reconhecimento-facial/