mar 10

Piloto usa drone FPV para acompanhar o trajeto de bola de golfe

Os drones de corrida, mais conhecidos pela sigla FPV (First Person View), estão cada vez mais inseridos na captura de esportes. O piloto Ross Hasa conseguiu captar o trajeto de uma bola de golfe com o seu equipamento. Ele divulgou os resultados em sua conta pessoal do Instagram, você pode conferir na publicação abaixo:

Para obter o resultado mostrado no vídeo não foi tão simples. Ross fala que foram necessárias seis tacadas até que ele conseguisse ver a bola no ar, para depois poder acompanhá-la. Depois disso, ele testou diferentes ângulos e jeitos de acompanhar a trajetória.

O golfe é conhecido por ser um jogo de pouco movimento. Basicamente, os jogadores ficam em campos abertos muito grandes, tentando acertar a bola em um buraco. Para se locomover é usado um carrinho, na maioria das vezes. O drone mostrou que o real movimento do esporte está no percurso feito pela bola.

Isso abre amplas possibilidades de uso de drones FPV no jogo. Desde acompanhar como foi a jogada, mesmo à distância, até a transmissão de partidas, para pessoas que não estão no campo. O drone FPV consegue acompanhar a bola por conseguir alcançar velocidades altas, um drone normal não tem a mesma capacidade.

O equipamento usado por Ross contava com um sistema FPV analógico, o que quer dizer que o piloto estava controlando manualmente o drone. Para captar as imagens, o piloto colocou uma GoPro. As imagens foram filmadas em 1080p a 240fps.

Os drones FPV geralmente tem uma construção mais simples, sendo feitos especificamente para serem rápidos. Eles geralmente são comandados por um controle, enquanto o piloto observa por um óculos ou por um vídeo que é transmitido para algum aparelho, geralmente smartphone.

Ross mostrou que o futuro pode ter ainda mais participação da tecnologia, em esportes em geral. Isso pode acontecer não somente no golfe, como também em corridas automobilísticas, esportes em neve, entre muitos outros.

FONTE: MC