set 09

Petrobras Deverá Focar Em Robótica E Inteligência Artificial

 

A gigante brasileira de petróleo e gás, Petrobras, está buscando aumentar seus esforços em áreas como inteligência artificial e robótica por meio de um programa de trabalho com startups.

O concurso lançado na última quarta-feira (4) busca atrair projetos de pequenos empreendimentos inovadores que atendam aos desafios propostos pela empresa para a criação de ofertas baseadas em tecnologias como robótica, inteligência artificial, wearables e nanotecnologia.

(divulgação)

De acordo com o edital, até 10 projetos em seis áreas diferentes serão apoiados pelo programa, com 10 milhões de reais (US $ 2,4 milhões) sendo investidos no total, com projetos individuais recebendo financiamento que variará entre 500 mil reais (US $ 122.000) e 1,5 milhões de reais (US $ 299.000).

Os projetos serão entregues em um prazo máximo de dois anos. Os benefícios para as startups delineadas pela empresa além do financiamento incluem interações com a equipe técnica da Petrobras, bem como o apoio da empresa para enfrentar desafios relacionados ao desenvolvimento de provas de conceito.

O programa foi desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A chamada para apresentação de projetos estará aberta até 22 de setembro.

Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, encomendado pela Microsoft, que investigou o impacto da IA ​​nos principais mercados do Brasil – agricultura, transporte, comunicações, petróleo e gás e governo – que representam coletivamente 36,4% do PIB, constatou que A IA poderia impulsionar o crescimento do PIB nesses setores em até 6,43% nos próximos 15 anos.

FONTE: CLICK PETROLEO