Pesquisadores testam como é trabalhar o dia todo no metaverso, e resultado não é animador

O experimento foi realizado por pesquisadores de universidades da Alemanha, do Reino Unido e da Eslovênia e contou com a participação de 18 voluntários

Trabalhar em tempo integral no metaverso, mundo virtual imersivo onde as pessoas interagem por meio de avatares e tecnologias de realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV), diminui a produtividade e aumenta a ansiedade. Estas são as constatações de um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Coburg (Alemanha), da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e da Universidade de Primorska (Eslovênia).

No experimento, relatado no artigo “Quantificando os efeitos de trabalhar RV por uma semana”, 18 voluntários passaram 8 horas por dia, com 45 minutos de intervalo para o almoço, em um escritório virtual. Depois, o teste foi replicado em um ambiente de trabalho do mundo real.

Segundo o portal Business Insider, eles não receberam tarefas definidas para serem concluídas e todos utilizaram equipamentos idênticos – o fone de ouvido Oculus Quest 2, fabricado pela Meta.

Na etapa realizada no metaverso, dois dos participantes desistiram em poucas horas reclamando de náusea, ansiedade e enxaqueca. Eles disseram que muito disso se deveu ao peso do fone de ouvido.

Os demais completaram o estudo, mas, ainda assim, relataram alguns efeitos negativos. Comparado ao ambiente de trabalho físico, eles indicaram aumento em seus níveis de frustração e ansiedade e queda da produtividade. Além disso, contaram que sentiram dor nos olhos ao final.

Os pesquisadores observam que muitos dos problemas podem desaparecer com melhorias na tecnologia e à medida que as pessoas se acostumarem a usá-la. Eles ponderaram, ainda, que os resultados dependem da experiência subjetiva de cada participante individual.

“No geral, este estudo ajuda a lançar as bases para pesquisas subsequentes, destacando as deficiências atuais e identificando oportunidades para melhorar a experiência de trabalhar em realidade virtual”, afirmaram. “Esperamos que este trabalho estimule mais pesquisas investigando o trabalho produtivo de longo prazo in situ em RV”.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2022/06/pesquisadores-testam-como-e-trabalhar-o-dia-todo-no-metaverso-e-resultado-nao-e-animador.html