Pesquisadores querem usar Mega Man 2 para avaliar Inteligência Artificial

A proposta é fazer com que sistemas de inteligência artificial sejam testados ao passarem por oito chefes do jogo ‘Mega Man 2’

Há muito tempo os jogos servem como campo de treinamento para algoritmos de inteligência artificial (IA). Os games oferecem ambientes desafiadores para a comparação de sistemas autônomos. O próximo passo dessa evolução pode ser o uso do jogo ‘Mega Man 2’’

Em um documento recém-publicado no servidor “Arxiv.org”, uma equipe internacional de pesquisadores propõe uma competição de IA, chamada EvoMan, com base em oito lutas contra chefes do clássico da Capcom. O objetivo deste teste é mostrar como um agente de IA monta uma estratégia para derrotar todos os inimigos propostos.

‘Mega Man 2’ foi escolhido porque é um dos poucos jogos capazes de criar um ambiente em que a capacidade de uma IA é colocada à prova ao vencer um único inimigo. É possível traçar um estudo sobre os caminhos adotados pela IA para entender a situação e vencer o adversário.

Reprodução

Conforme proposto, os participantes do desafio devem treinar seus agentes em qualquer um dos quatro primeiros chefes e medir o quão boa é sua estratégia para enfrentar os próximos. Espera-se que eles aprendam a identificar e reagir a padrões gerais, como evitar serem atingidos por tiros, por exemplo.

“O principal objetivo desta competição é mostrar que um determinado sistema de IA pode ter um desempenho igualmente bom para todos os chefes”, escreveram os co-autores, que sugerem que os concorrentes sejam classificados pela média de desempenho em cada chefe.

O uso de jogos para avaliar o desempenho de sistemas de IA é bastante comum. Em julho deste ano, o Facebook admitiu que usa Minecraft para refinar os algoritmos de compreensão de linguagem. Em outros exemplos, a OpenAI relata que aperfeiçoou os sistemas do Dota 2 da Valve e a inteligência artificial do Google venceu diversas partidas de Starcraft 2 da Activision Blizzard.

FONTE: OLHAR DIGITAL