jul 13

Pesquisadores do MIT desenvolvem novo tipo de mão robótica com tato

Dedos são revestidos com gel e contém sensores capazes de determinar posição, direção de movimento e força aplicados sobre um objeto

Pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência artificial (CSAIL) do MIT desenvolveram um novo tipo de mão robótica equipada com o sentido do tato, o que permite a manipulação precisa mesmo dos objetos mais delicados.

A mão tem dois dedos, revestidos com material macio que lembra um gel. Debaixo do material há sensores capazes de determinar a posição do item entre os dedos, se alguma força está sendo exercida sobre ele e em que direção. Yu She, estudante de pós-doutorado que projetou o robô, demonstrou suas capacidades fazendo-o seguir um cabo USB até sua ponta. Em outra demonstração o robô esticou e plugou o cabo de um fone de ouvido em um iPod.

Pode parecer pouco, mas é só uma demonstração. A mesma tecnologia poderia ser usada para permitir que um robô dobre roupas, ate e desate nós ou faça suturas em um centro cirúrgico. Uma oportunidade que será explorada pela equipe é a indústria automobilística, onde a instalação do cabeamento necessário para o funcionamento de um carro moderno ainda requer uma boa quantidade de trabalho manual.

De acordo com She, o objetivo é criar um robô capaz de executar trabalhos delicados, como uma alternativa onde o uso de trabalho humano seria potencialmente perigoso, repetitivo ou “maçante”.

FONTE: https://olhardigital.com.br/noticia/pesquisadores-do-mit-desenvolvem-novo-tipo-de-mao-robotica-com-tato/103401