Pesquisadores criam algoritmo de inteligência artificial que melhora previsão de deslizamentos

O recurso também poderá ser utilizado para estimar riscos de outros desastres naturais, como chuvas e derretimento de geleiras.

Trecho da rodovia SP-55 Rio-Santos entre o centro de São Sebastião e o bairro de Boiçucanga, na altura da praia Toque Toque, após deslizamentos no litoral norte de São Paulo — Foto: Agência Brasil

Pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia (IIT) desenvolveram um algoritmo que usa inteligência artificial (IA) para prever desastres naturais. O recurso foi testado para deslizamentos e poderá ser utilizado para estimar riscos de outros eventos extremos, como enchentes e avalanches de gelo.

Treinar computadores com IA para que antecipem desastres naturais pode ser desafiador, já que eventos do tipo, embora crescentes, não acontecem de forma repetitiva para que os softwares possam aprender com os padrões.

A ferramenta criada pelos professores Dericks Praise Shukla e Sharad Kumar Gupta, do ITT, se diferencia de outras porque consegue driblar a falta de dados disponíveis para eventos extremos, como destaca o The Times India.

Para treinar uma IA em deslizamentos de terra, por exemplo, é preciso inserir em seu sistema uma grande quantidade de dados sobre histórico de deslizamentos e possíveis causas. No entanto, há lugares ao redor do mundo onde esse tipo de acontecimento é mais raro — o que leva a um desequilíbrio nos dados disponíveis para treinamento da IA.

O aplicativo desenvolvido por Shukla e Gupta adiciona duas técnicas de amostragem: EasyEnsemble e BalanceCascada. Elas acrescentam uma camada de treinamento que reduz o desequilíbrio de dados, ensinando à IA a considerar o problema quando estiver mapeando deslizamentos em potencial.

Shukla afirmou que o novo algoritmo reforça a importância de balanceamento de dados em modelos de IA e demonstra o potencial de novas tecnologias para aprimorar esse campo do conhecimento.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2023/02/pesquisadores-criam-algoritmo-de-inteligencia-artificial-que-melhora-previsao-de-deslizamentos.ghtml