abr 20

Perdeu ou teve seu drone roubado? Novo site pode virar banco de dados mundial

Apesar de drones serem aparelhos bastante modernos e com diversas funcionalidades para localização e rastreamento, eles ainda possuem diversos problemas quando são perdidos ou roubados. Uma das grandes dificuldades no mercado atual desses aparelhos é saber a procedência de uma aeronave usada, mas isso pode mudar em breve graças ao Stolen Drone Info, uma plataforma online para cadastrar drones roubados.

O site busca oferecer uma forma rápida para os proprietários desses aparelhos cadastrarem um modelo que foi perdido. O uso do da ferramenta é gratuito e os donos de drones podem registrar facilmente informações do aparelho para a identificação, marcando, por exemplo, um número de série como de um drone que foi furtado, ajudando a identificar melhor a procedência daquele equipamento.

Através disso, o Stolen Drone Info irá ajudar futuros compradores a identificarem se a aeronave de segunda mão que ele irá adquirir está marcada como roubada, ou perdida, pelo antigo dono. Junto a isso, o site também servirá como um banco de dados para as forças de segurança conseguirem identificar mais facilmente aparelhos suspeitos em determinadas regiões.

Como apontado pelo DroneDJ, um dos grandes problemas que a popularização dos drones está causando é o aumento da utilização deles para as atividades ilícitas. O portal aponta que esses criminosos estão utilizando cada vez mais modelos roubados para cometer crimes, o que diminui bastante a chance deles serem rastreados.

Mas, com os dados de aparelhos roubados do Stolen Drone Info, a fiscalização desses dispositivos será ainda mais fácil. A DroneSec, que é a empresa por trás da plataforma, alimentará um algoritmo interno com os códigos de aeronaves registradas na plataforma, que fará uma busca em plataformas de venda, como o Facebook, para localizar drones furtados.

O site também poderá funcionar como o GSMA Device Registry, que é usado para identificar smartphones roubados e ajudar as assistências a negarem o conserto dos aparelhos. Além disso, caso alguém encontre um drone roubado ou perdido, é possível sinalizar para o dono uma forma para ele recuperar a aeronave.

FONTE: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/24761/perdeu-ou-teve-seu-drone-roubado-novo-site-pode-virar-banco-de-dados-mundial