Embora a adoção de IA no país ainda esteja em estágios iniciais, os brasileiros conhecem a tecnologia e usam regularmente na vida cotidiana e no trabalho, revela pesquisa da Opinion Box.
Otimistas, a maioria dos brasileiros nunca teve problemas com a Inteligência Artificial, apesar de usá-la todos os dias (36%) ou semanalmente (22%) para ajudar em tarefas do dia a dia e na organização pessoal. É o que revela o mais recente estudo da Opinion Box sobre a tecnologia, ouvindo 2.202 pessoas, online, e 700 profissionais de empresas privadas, para entender também como a IA vem sendo utilizada nos negócios.
Entre os participantes online, 23% consideram ter um bom conhecimento sobre IA e 68% disseram ter conhecimentos básicos. Investigando mais a fundo, o perfil de quem mais entende de IA é composto por homens, de 16 a 29 anos, que trabalham em empresas privadas. Para a maioria, as ferramentas de IA podem pode ser usadas por qualquer pessoa, em atividades extremamente simples.
A maioria acredita que não devemos temer a IA. No entanto, consideram que as empresas devem priorizar a segurança de dados e práticas éticas de IA para ganhar a confiança do consumidor.
Mais de 70% dos internautas entrevistados conhecem o ChatGPT e 42% já usaram a ferramenta. Entre os profissionais de empresas privadas, o número é ainda melhor: mais da metade já utilizaram. Um dado curioso: para 28% de todas as pessoas entrevistadas, a plataforma é usada pura e simplesmente para entretenimento.
A segurança é uma questão importante para as pessoas quando o assunto é IA. No ChatGPT, isso não é diferente. De forma geral, elas consideram as informações da ferramenta confiáveis, mas só 20% confiam totalmente nelas. O que ajuda a explicar certa desconfiança é que, para muitas pessoas, é possível perceber certo viés nas respostas fornecidas. Infelizmente, a pesquisa não perguntou sobre erros e alucinações do modelo.
Em relação ao sentimento em torno dos avanços da IA, os homens (41%) se mostram muito mais animados do que as mulheres (30%). Pessoas que trabalham em empresas privadas (42%) também têm sentimentos mais positivos. Já nas análises por faixa etária, classe social e região do país, não existem distinções significativas. As maiores preocupações são com privacidade e proteção de dados (43%), perda de empregos e impacto socioeconômico (38%) e cibersegurança (32%).
As discussões mais importantes sobre IA passam pela aplicação da tecnologia no trabalho. O que a pesquisa descobriu a respeito?
Ainda que metade das empresas esteja usando IA de alguma forma, é interessante notar que a maioria não tem um orçamento definido para investir na área. Apenas 1 em cada 5 pessoas entrevistadas afirma que a empresa possui um orçamento dedicado a IA. Isso pode significar que as empresas continuam experimentando ou que ainda não estão prontas para investir de verdade na área.
Ainda que metade das empresas esteja usando IA de alguma forma, é interessante notar que a maior parte delas não tem um orçamento definido para investir na área. Apenas 1 em cada 5 pessoas entrevistadas afirma que a empresa possui um orçamento dedicado a IA. Isso pode significar que as empresas ainda estão experimentando ou que ainda não estão prontas para investir de verdade na área. Será interessante acompanhar se, no futuro próximo, com a consolidação da tecnologia, mais organizações terão uma verba destinada a IA.
FONTE: https://theshift.info/hot/percepcao-e-usos-da-ia-no-brasil/