abr 25

Patente da Microsoft mostra luva de realidade virtual com feedback tátil

Microsoft patenteou uma luva de realidade virtual que permite que o usuário experimente feedback tátil. Atualmente, a maioria dos controles de RV não conseguem simular com precisão o peso de segurar um objeto, por exemplo. Mas, segundo a patente, a Microsoft pode estar trabalhando em uma tecnologia para resolver isso.

O documento foi encontrado pela PatentlyApple na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO). As luvas são descritas como acessórios que permitem melhores interações em realidade virtual, com a patente explicando que elas forneceriam feedback físico aos usuários ao levantar objetos virtuais.

Segundo a patente, há um “mecanismo de aplicação de força” na parte de trás das luvas, equipado com sensores e motores. Esse mecanismo aplica um feedback de força contra os dedos do usuário, simulando a interação com um objeto. O acessório é pensado tanto para uso profissional quanto para videogames.

Vale apontar que mesmo tendo atingido a fase de patente, não há garantias de que as luvas podem chegar algum dia aos consumidores médios. Muitos produtos patenteados acabam nunca saindo do papel.

Se a luva de realidade virtual da Microsoft chegar ao mercado, o acessório não será o único a oferecer resposta física. A SenseGlove Nova é um par de luvas hápticas que podem ser usadas com headsets de RV como o Oculus Quest 2. Infelizmente, o acessório não é para qualquer um, custando € 3.999 (quase R$ 21.000 na conversão atual) na Europa.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/04/23/reviews/patente-microsoft-luva-realidade-virtual-feedback-tatil/