mar 18

Parceiros anunciam a “maior compra de energia solar” do Brasil

Usina de Tanquinho, em Campinas, da CPFL, para a matéria de energia solar
Foto: Germano Lüders

A empresa latino-americana de energia renovável Atlas Renewable Energy e a mineradora britânica Anglo American anunciaram a assinatura do maior contrato de compra e venda de energia solar do Brasil, com um investimento de R $ 881 milhões (US $ 181 milhões).

O fornecimento de energia limpa será feito através da usina solar fotovoltaica da Atlas Casablanca, localizada no estado de Minas Gerais, e deve fornecer cerca de 9TWh durante a vigência do contrato com a Anglo American por 15 anos, a partir de 2022.

A planta solar da Atlas Casablanca tem uma capacidade instalada de 330MW com mais de 800.000 módulos. A usina produzirá energia suficiente para abastecer uma cidade de 1,4 milhão de habitantes, de acordo com o consumo médio de uma família brasileira. Este contrato faz parte da estratégia da Anglo American de usar energia 100% renovável para suas operações no Brasil a partir de 2022 e faz parte do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American, que tem como meta reduzir em 30% suas emissões de CO 2  até 2030.

A Atlas usará módulos bifaciais na usina solar Atlas Casablanca.

Como parte de seu compromisso com o Estado de Minas Gerais, a Atlas Renewable Energy desenvolverá, em conjunto com as comunidades locais, planos que contribuam para a melhoria de suas condições de vida. Durante a construção e operação do projeto Atlas Casablanca, diferentes programas de treinamento de mão-de-obra, especialmente desenvolvidos para a força de trabalho feminina, serão implementados e a contratação de mão de obra local será priorizada.

Wilfred Bruijn, CEO da Anglo American no Brasil, disse: “Com este acordo e o contrato para a construção de uma usina eólica na Bahia, assinado em dezembro, agora iremos fornecer 90% de nossa energia de fontes renováveis, levando a uma Redução de 40% nas emissões de CO 2  associadas às nossas atividades. “

Carlos Barrera, CEO da Atlas Renewable Energy mencionou: “A Atlas está liderando a nova tendência de fornecer energia limpa diretamente para grandes consumidores de energia. As formas de fornecimento estão sendo transformadas, disponibilizando fontes limpas para as grandes empresas, reduzindo assim sua pegada de carbono e produção. A Atlas se orgulha de ser pioneira, mais uma vez, do PPA solar bilateral em um novo país da América Latina “.

FONTE: O PETROLEO