PARA EVITAR FURTOS, STARTUP CRIA BIKE QUE “GRITA COMO UM GATO” QUANDO UM ESTRANHO TENTA ANDAR NELA

A empresa alemã VanMoof se especializou na produção de bicicletas que se conectam aos smartphones dos seus donos

Bikes da VanMoof “gritam” como um gato em situações de furto (Foto: Divulgação)

De olho no aumento do número de usuários de bicicletas em diversos cantos do mundo, a startup alemã VanMoof desenvolveu uma solução focada neste público. A empresa se especializou na produção de bicicletas high-tech que se conectam com o smartphone dos seus donos. O grande objetivo da startup é diminuir o número de furtos das bikes – um problema como para quem utiliza este meio de locomoção.

Para se prevenir contra este tipo de ação, a empresa desenvolveu uma tecnologia, no mínimo, curiosa. Por meio de impressão digital, o novo modelo da VanMoof, lançado na Europa em abril deste ano, sabe diferenciar quando uma pessoa estranha tenta andar no veículo. É aí que o sistema “anti-furto” começa: em caixas de som instaladas dentro da bike, um som altíssimo de um gato gritando se inicia e só diminui quando a pessoa deixa o produto de lado.

Se, mesmo assim, o ladrão não desistir do roubo, o som do animal gritando vai aumentar periodicamente e algumas luzes começarão a piscar Além disso, a bike envia uma notificação ao dono por meio do aplicativo da VanMoof. As bicicletas inteligentes da startups, entretanto, não são baratas. Cada veículo sair por US$ 1 mil.

Por isso, a empresa está desenvolvendo um novo modelo de negócio. A startup vai investir no aluguel de bikes, como as do Bike Sampa, do Banco Itaú, na cidade de São Paulo. “Nós queremos que bicicletas de alta qualidade sejam mais acessíveis” afirmou em entrevista ao site da FastCompany.

FONTE: PEGN