nov 24

A Panasonic iniciará a produção em massa de robôs companheiros Nicobo em 2023 – eles podem abanar o rabo

Já na próxima primavera, a Panasonic pretende começar a vender um robô companheiro que pode se mover, mas não se mover, mas está pronto para iluminar a solidão. O modelo Nicobo já foi produzido em edição limitada em 2021, e agora vem a produção em larga escala.

Um animal de estimação eletrônico de cerca de 20 cm de tamanho tem pouca semelhança com um robô no sentido usual, mas é capaz de abanar o rabo, mover o corpo ou mudar sua “expressão facial” em resposta às ações humanas. Ele é capaz de emitir sons ou repetir palavras ao falar com ele, mas, ao contrário do assistente de voz, não consegue suportar nem uma simples conversa. O dispositivo está sendo promovido como uma opção para solteiros ou como um “animal de estimação” de baixa manutenção para idosos.

Em 2021, como parte de uma campanha de crowdfunding, a Panasonic vendeu 320 Nicobos em menos de 7 horas. As entregas começaram na primavera passada, após o que o fabricante decidiu organizar um lançamento maior em resposta à reação favorável de potenciais compradores.

Cada cópia custou o equivalente a $ 287 (na taxa de câmbio iene/dólar atual) durante a campanha de crowdfunding. A Panasonic ainda não anunciou os preços para a versão de alto volume, mas pretende torná-la mais barata do que modelos concorrentes semelhantes, como o cachorro-robô Aibo da Sony ou o robô Robohon da Sharp. Aibo custa pouco mais de $ 1500, Robohon custa $ 935 antes dos impostos.

Embora a japonesa Panasonic seja mais conhecida por seus televisores e eletrônicos de consumo, ela está sendo fortemente pressionada por concorrentes na China e na Coreia do Sul. Além disso, a outrora famosa Panasonic quase perdeu jovens clientes. Mesmo no Japão “nativo”, apenas 53% dos entrevistados com idade entre 20 e 30 anos consideram a Panasonic uma marca reconhecível.

Sabe-se que a Panasonic pretende transformar o Nicobo em uma fonte de renda permanente. O robô será vendido com uma assinatura que permite, em particular, armazenar conversas gravadas na nuvem.

FONTE: https://avalanchenoticias.com.br/mercado-de-ti/a-panasonic-iniciara-a-producao-em-massa-de-robos-companheiros-nicobo-em-2023-eles-podem-abanar-o-rabo/