Órigo vai produzir energia com biogás

O projeto pode reduzir o valor da conta de energia do cliente e diminuir a poluição ambiental

Um projeto que visa reduzir a poluição do meio ambiente e diminuir a conta de energia de pequenas e médias empresas está sendo desenvolvido em Pernambuco pela Órigo Energia, empresa de geração distribuída compartilhada. Através do gás liberado na usina do Centro de Tratamento de Resíduos de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), a Órigo vai gerar energia para vender em formato de cotas às empresas. Para investir nesse projeto de energia renovável com biogás foram necessários R$ 20 milhões.

De acordo com o CEO da companhia, Surya Mendonça, o processo amplia oferta de energia renovável. “O gás poluente que seria liberado na atmosfera é transformado em energia, ou seja, diminuímos a poluição. No aterro sanitário, o processo queima o gás em um motor, gera energia e nós vendemos por meio de cotas para o consumidor”, explicou Mendonça.

O projeto será uma opção mais em conta para os clientes. “Por meio desse formato, os clientes pagam um aluguel fixo para receber essa energia. O valor é contabilizado na própria conta. Como o cliente que gera sua própria energia, ele paga a cota pelo que consumir, ou seja, é um valor fixo mensal proporcional ao que ele gastar. A Órigo faz o repasse da energia. Nesse sistema, o cliente pode ter desconto de 10% na conta”, disse Mendonça, ao complementar que a carteira de clientes é de pequenas e médias empresas – escritórios, restaurantes e pequenos comércios. Em Pernambuco, a empresa já tem 300 clientes. “A expectativa é chegar no segundo trimestre deste ano com mil clientes”, disse Mendonça.

 FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO