Operação fiscaliza alertas de desmatamento identificados por satélites em MT

Na primeira fase da ação, serão quase 200 agentes, divididos em 33 equipes, para coibir ações ilegais.

Em Cláudia (MT) foram utilizados tratores com correntão para desmatar. — Foto: Da assessoria/Ibama-MT

O Governo de Mato Grosso começou um série de ações integradas de combate a crimes ambientais que ocorrerão durante a “Operação Amazônia”. O objetivo é fiscalizar e atuar áreas de desmatamento ilegal identificadas por imagens de satélite de alta resolução. Além disso, quase 200 profissionais estarão em campo na primeira etapa dos trabalhos.

Segundo o Estado, cerca de 33 equipes atuarão em 66 veículos, prioritariamente nos municípios que mais desmatam ilegalmente em Mato Grosso – o que representa 50% do corte raso de vegetação no ano de 2022.Segundo o governo, quase 200 profissionais em campo no primeiro mês.  — Foto: Mayke Toscano/Secom

Segundo o governo, quase 200 profissionais em campo no primeiro mês. — Foto: Mayke Toscano/Secom

Ainda de acordo com o governo, a ação ocorrerá diretamente para acabar com os crimes de garimpo ilegal e de extração de recursos florestais, e contará com uma nova base da Polícia Militar para apoiar as operações.

A operação foi lançada na manhã desta terça-feira (7), na Praça das Bandeiras, em Cuiabá, e contou com a presença das autoridades representantes do Corpo de Bombeiros, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Polícia Militar.

FONTE: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/03/07/operacao-fiscaliza-alertas-de-desmatamento-identificados-por-satelites-em-mt.ghtml