nov 27

Ônibus elétrico movido por energia solar começa a circular no Ceará

Veículo com autonomia de 300 km é utilizado para transportar funcionários da empresa de energia EDP entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, onde fica a usina térmica da companhia

Colaboradores da empresa de energia EDP contam com um novo meio de transporte para chegar à usina térmica (UTE) da companhia em Pecém, no Ceará. Um ônibus elétrico movido por energia solar, cujo conjunto de baterias lhe garante autonomia de 300 km.

O veículo com dois motores de 148 cavalos de potência foi desenvolvido com chassi da BYD e carroceria da Marcopolo, e está sendo operado diariamente pela empresa Gertaxi no transporte dos funcionários entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, onde fica a usina térmica da EDP. Durante o percurso de 70 km, o ônibus consome a energia armazenada das baterias.

Para a recarga das baterias, foram instaladas 183 placas solares na usina, garantindo independência em relação à energia da geração da UTE e do sistema de distribuição. O procedimento é feito no próprio estacionamento da empresa utilizando um carport montado com placas solares.

Recarga das baterias do ônibus é feita em estrutura montada no estacionamento da EDP. Foto: Divulgação

O projeto não para por aí. A segunda fase prevê a aplicação, no teto do veículo, de filmes fotovoltaicos orgânicos compostos por células capazes de gerar energia elétrica a partir da luz do sol.

As células no teto do ônibus serão testadas nas condições climáticas existentes no Nordeste com a finalidade de abastecer parte do consumo dos serviços no interior do veículo, como o carregamento de celular e outros periféricos tecnológicos.

Ônibus elétrico escolar

No Alasca, Estados Unidos, alunos ganharam o primeiro ônibus escolar elétrico em outubro. O veículo, fabricado pela montadora especializada em ônibus Thomas Built Buses, foi destinado à pequena e gelada cidade de Tok, onde substituirá um dos sete ônibus a diesel que compõem a frota da região.

O ônibus elétrico foi adquirido pela Tok Transportation, empresa responsável pela gestão do transporte público de Tok. Além de adquirir o veículo, a empresa também investiu em painéis solares na parte superior do ônibus, a fim de otimizar seu sistema elétrico.

Veículo substituirá um dos sete ônibus a diesel que compõem a frota da região de Tok, no Alaska. Foto: Tok Transportation/Divulgação

No entanto, vale lembrar que, por conta das baixíssimas temperaturas que atingem o Alasca todos os meses, os painéis solares foram instalados internamente para evitar desgastes.

FONTE: https://olhardigital.com.br/noticia/-nibus-eletrico-movido-por-energia-solar-comeca-a-circular-no-ceara/110715