Ônibus da Alibaba em Xangai cria rotas personalizadas com Inteligência Artificial

Transporte coletivo inteligente se baseia em dados dos passageiros para realizar trajeto em menos tempo a um custo mais baixo

A linha de ônibus nº9 da rede pública de Xangai é a primeira da China a ter rotas definidas com base em dados dos passageiros.  O projeto é realizado em parceria com a Alipay, plataforma de pagamentos da Alibaba, que fornece os algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para a operação.

O serviço funciona da seguinte forma: o usuário reserva seu assento pelo aplicativo e, dentro de um alcance determinado, escolhe o seu local de destino. A inteligência do sistema, então, calcula a melhor rota de acordo com as definições de cada passageiro. Segundo a Alipay, o algoritmo permite reduzir em 30% o tempo de chegada dos usuários e diminuir as tarifas em até 10% do valor.

Outra vantagem da rede de ônibus inteligentes é que o passageiro não corre o risco de pegar o veículo lotado e ficar sem lugar. A Alibaba também destaca o impacto positivo em relação ao meio-ambiente, por conta do uso mais eficiente de combustível.

A solução é uma integração entre computação em nuvem, IA e Internet das Coisas (IoT). O sistema “transformará os serviços de ônibus convencionais por meio de paradas inteligentes, rotas personalizadas e transporte ecológico”, afirma a Alipay durante anúncio da novidade em Tianjin. O objetivo da Alibaba é implementar o sistema nas principais cidades da China dentro dos próximos três anos.

FONTE: STARTSE