OneWeb lança 40 satélites na penúltima missão para completar constelação

A penúltima missão de implementação da primeira geração de satélites OneWeb foi lançada às 16h13 (horário de Brasília) da quinta-feira (9), em um foguete Falcon 9 da SpaceX. O lote de 40 satélites de internet foi enviado ao espaço e completou a soma de 582 unidades em órbita.

Ao decolar da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, este propulsor específico do Falcon 9 voou pela 13ª vez e retornou à Terra 07m50s após o lançamento. Enquanto isso, o estágio superior do foguete seguiu rumo à órbita baixa da Terra para implementar os satélites.

O primeiro lote de satélites foi implementado cerca de 59 minutos após a decolagem e, em menos de 40 minutos, todos já estavam em suas órbitas. Essa foi a 17ª missão da empresa e a terceira com a SpaceX.

Este contrato da empresa com a SpaceX veio após o início da invasão russa na Ucrânia. Até então, a OneWeb lançava suas missões em parceria com a Rússia, em foguetes Soyuz. Também faz parte do novo acordo o ramo comercial da Organização de Pesquisa Espacial Indiana, por meio do qual já enviou satélites no GSLV Mark III.

Quando completar sua constelação, a OneWeb terá mais de 600 unidades para fornecer serviço de internet para clientes em todo o mundo. Isso ocorrerá após a próxima missão.

Confira a missão no vídeo da transmissão ao vivo:

FONTE: https://canaltech.com.br/espaco/oneweb-lanca-40-satelites-e-fica-perto-de-completar-sua-rede-de-internet-242706/


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0