abr 05

Olimpíada Brasileira de Robótica está com inscrições abertas.

A competição seleciona representantes do Brasil para o evento de robótica mundial.

 

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) está com inscrições abertas para a edição de 2019. Alunos matriculados em escolas públicas e particulares do ensino fundamental, médio e técnico podem concorrer a uma vaga na competição até o dia 17 de maio. A OBR define os representantes brasileiros do evento mundial de robótica, a RoboCup, com nova edição programada para acontecer em 2020, em Bordeaux, na França.
A inscrição deve ser realizada pelo professor no site da OBR. No cadastro é necessário informar a modalidade da disputa. A Olimpíada Brasileira de Robótica acontece na categoria prática, que testa os conhecimentos para construção de um robô autônomo, e teórica, com prova aplicada na escola do inscrito com conteúdos do ensino fundamental e médio na resolução de problemas práticos do dia a dia, a partir da robótica.
A primeira fase da disputa teórica acontecerá em 7 de junho e a segunda em 23 de agosto. A modalidade prática propõe que os grupos de até quatro alunos passem por uma simulação de um desastre natural. Nesse cenário, eles devem construir um robô capaz de transitar pelos terrenos acidentados, localizar e resgatar as vítimas.
A disputa prática passará por etapas regionais e estaduais, marcadas para ocorrer entre junho e setembro. Equipes vencedoras de nível 1 e 2 serão selecionadas para o nacional, que acontecerá entre os dias 22 e 26 de outubro no Rio Grande (RS).
FONTE: educamaisbrasil.com.br