out 11

Oktoberfest tem segurança por meio de Inteligência Artificial

Para monitorar 500 mil visitantes, público previsto para a Oktoberfest deste ano, em Blumenau, o sistema de segurança do evento será pautado pela Inteligência Artificial. O pacote de soluções terá desde reconhecimento facial até contagem de pessoas e leitura de placas. A maior festa alemã das Américas, que começou na quarta-feira, terá 300 atrações musicais e terminará dia 27 deste mês.

“Nosso papel é contribuir para manutenção da segurança durante todo o evento e promover um trabalho conjunto com a Prefeitura, PM e nosso integrador Minister, que é responsável pela instalação das soluções e monitoramento”, diz Márcio Ferreira, diretor comercial da Intelbras, responsável pelo sistema de segurança. “O objetivo é proporcionar uma festa tranquila para toda a família, além de fornecer dados, como quantidade de pessoas em determinados dias ou locais, áreas com maior circulação do público, acesso de veículos, entre vários outros recursos.”

Os dispositivos com Inteligência Artificial estão instalados em locais estratégicos da Vila Germânica, como pavilhões, camarotes, perímetros e acessos. O gerente de captação de imagens da Intelbras, Marcelo Bett Pagani, um dos responsáveis pelo projeto, diz que os produtos permitem identificar, por exemplo, quando uma pessoa específica entrou e saiu da festa, cor e tipo de roupa – o que pode ajudar a achar alguém que se perdeu –idade, gênero, entre outros fatores. “Esses detalhes são importantes para um monitoramento eficaz”, diz Pagani.

Um dos destaques é a câmera speed dome VIP 5230 SD. Com funções inteligentes, será utilizada junto a sistemas que permitem análise inteligente de vídeos, além de proporcionar visão detalhada do ambiente – é possível aproximar a imagem em até 30 vezes sem perda de qualidade. Na praça de alimentação, o equipamento utilizado, a VIP 71210 F, tem visão panorâmica de alta resolução e substitui até oito câmeras. Para o diretor comercial da Intelbras, Márcio Ferreira, as soluções vão impactar positivamente a “experiência dos visitantes da Oktoberfest”.

FONTE: ISTO É DINHEIRO