set 30

Oi leva seu 5G ao Rock in Rio e fornece toda a conexão wi-fi do festival

A operadora carioca Oi novamente coloca o seu 5G à prova, ao fornecer toda a estrutura de rede sem fio do festival musical Rock In Rio, que será realizado nos dois próximos finais de semana no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. É o segundo evento de larga escala de 2019, cuja parte de internet e fornecimento de wi-fi para visitantes fica sob responsabilidade da empresa — em julho, o 5G da Oi também se fez presente na GameXP, ocorrida no mesmo local.

 No festival musical, a conexão 5G será utilizada pela equipe da própria Oi que, por meio de sua divisão de conteúdo, fará a cobertura do Rock In Rio para os perfis da empresa nas redes sociais. O material postado inclui transmissões ao vivo diárias e posts com conteúdo de mídia voltado aos bastidores do evento.
(Imagem: Léo Drones/Divulgação/Oi)

“A cada evento de que participamos, aprimoramos e introduzimos novas soluções tecnológicas e de rede para nossos clientes. Sugerimos ao Rock in Rio a implantação da rede 5G para transformar o evento na primeira cidade conectada pela nova tecnologia. Teremos ali um aprendizado, com os insumos que já obtivemos nos testes com 5G realizados em Búzios (março), Rio2C (abril) e na Game XP (julho). Vamos mostrar o que é a experiência 5G e teremos vários aparelhos conectados por essa rede que opera com alta velocidade e baixíssima latência. Para isso, contamos com a robustez da nossa estrutura de rede, que tem grande capilaridade e disponibilidade. Esse é o nosso diferencial”, diz José Claúdio Moreira Gonçalves, diretor de Operações da Oi.

Ao todo, são 500 pontos de acesso wi-fi e 56 quilômetros de cabeamento de fibra óptica aplicados pela companhia por todo o espaço onde é realizado o festival. A Oi ainda conta com uma estrutura própria na chamada “Cidade do Rock”, onde oferece ativações de marca e interação com os visitantes, como atividades em realidade mista, além de um “passeio virtual de bike” por um videowall demonstrando o Aterro do Flamengo: a bicicleta é conectada ao 5G da Oi e responde ao estímulo do usuário — quanto mais rápido ele pedalar, mais veloz será a reprodução no vídeo à frente dele. Já na ação de patrocínio, a Oi é apoiadora do palco Just Dance, conhecido título de dança da publisher francesa de jogos Ubisoft.

Para assegurar a disponibilidade dos serviços de internet na Cidade do Rock, que está totalmente conectada pela fibra da Oi, a companhia montou o NOC (Network Operation Center), o Centro de Monitoramento Integrado, que vai controlar toda a operação na Cidade do Rock. Outros três centros de apoio técnico darão suporte de campo ao evento.

(Imagem: Léo Drones/Divulgação/Oi)

FONTE: CANAL TECH