ÓCULOS DA POLÍCIA CHINESA FAZEM RECONHECIMENTO FACIAL PARA IDENTIFICAR SUSPEITOS

E aí, você acha que a inteligência artificial tem limites?

A polícia chinesa usa óculos inteligentes que reconhecem rostos e são capazes de identificar suspeitos (Foto AFP/ Divulgação)

Parece coisa da distopia “1984” de George Orwell, mas acontece de verdade na China: a polícia do país asiático começou a utilizar óculos que reconhecem rostos e são capazes de identificar suspeitos. Os óculos têm uma pequena câmera e cruzam as informações obtidas das imagens com o banco de dados da polícia em um tablet. Eles podem identificar indivíduos em tempo real, mesmo em lugares lotados como aeroportos.

O objetivo da tecnologia é melhorar o mecanismo de identificação de supostos criminosos, e desde que começaram a ser usados, no começo de fevereiro, eles já trouxeram resultados. No teste em Zhengzhou, capital da província de Henan, foram presos sete fugitivos relacionados a crimes como tráfico humano, e 26 passageiros que viajavam com documentação falsa.

Avanços tecnológicos como esse trazem consigo a discussão sobre direito à privacidade, devido ao potencial de controle que eles têm sobre a população. E aí, você acha que a inteligência artificial tem limites?

FONTE: CASA E JARDIM