set 27

Óculos com câmera inteligente ajudam estudantes com deficiência visual a acompanharem aulas

Acessórios transformam textos escritos em descrição de áudio, reconhecem cores e identificam rostos. Tecnologia foi implantada na rede municipal de ensino de Sorocaba (SP).

Óculos contêm uma câmera inteligente intuitiva acoplada à armação — Foto: Divulgação

Óculos produzidos com uma tecnologia assistiva têm ajudado os estudantes com cegueira ou deficiência visual a acompanharem as aulas na rede municipal de Sorocaba (SP).

Os acessórios, produzidos desde 2010, contêm uma câmera inteligente intuitiva acoplada à armação, o que permite transformar textos escritos em descrição de áudio, reconhecer cores e identificar rostos.

Além disso, o sistema registra uma foto do que está à frente e pode fazer reconhecimento facial, além de realizar leituras em voz alta nos idiomas português, inglês e espanhol.

Professores participaram de formação sobre óculos especiais — Foto: Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

Professores participaram de formação sobre óculos especiais — Foto: Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

O recurso, disponibilizado nas 56 Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) da rede municipal de ensino, conta com o manuseio treinado de mais de 50 profissionais da educação.

Na última sexta-feira (23), os professores que atendem alunos com cegueira ou deficiência visual participaram de uma formação para instruções sobre o uso dos óculos, no Centro de Referência em Educação (CRE).

Além da disponibilidade da ferramenta nas Salas de Recursos Multifuncionais das escolas da rede municipal, os óculos também estão disponíveis para a população na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista, garantindo a inclusão da pessoa com deficiência.

FONTE: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2022/09/24/oculos-com-camera-inteligente-ajudam-estudantes-com-deficiencia-visual-a-acompanharem-aulas.ghtml