Óculos AR/VR da Apple passam por testes com executivos, diz site

Executivos da Apple participaram de uma demonstração interna dos aguardados óculos de realidade mista da marca. O encontro, realizado na semana passada, é um indicativo de que o dispositivo está em estágio avançado de desenvolvimento.

Segundo Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, o CEO Tim Cook e oito diretores do conselho administrativo da empresa acompanharam os primeiros testes com o headset. A reunião privada fez parte de um dos quatro encontros dos executivos realizados por ano.

O especialista também cita o avanço no desenvolvimento do rOS – sigla para Sistema Operacional de Realidade, em inglês –, software que será usado pelos óculos. Algo que reforça a expectativa de que o dispositivo pode ser revelado nos próximos meses.

Suposto visual dos óculos VR/AR da Apple (Imagem: Reprodução/Ian Zelbo)

Entrada em um novo mercado

Combinando realidade virtual (VR) com realidade aumentada (AR), o headset de realidade mista será a próxima grande aposta da Apple. A gigante de Cupertino não apresenta nenhuma nova categoria de produtos desde o lançamento do Apple Watch em 2015.

O dispositivo será a primeira incursão da marca no novo setor da indústria de tecnologia: o Metaverso. Por enquanto, o mercado ainda é dominado pela Meta, proprietária do Facebook, que planeja lançar quatro modelos de óculos VR até 2024.

Em desenvolvimento desde 2015, os óculos de realidade mista da Apple devem usar versões adaptadas do processador M1 Pro desenvolvido pela própria marca. Bem como, o modelo pode ter telas 8K, sensores avançados e foco em jogos e multimídia.

Para mais, a marca está trabalhando na conversão dos principais aplicativos do iPhone para o formato AR. Tal como, haverá softwares especiais para o streaming de conteúdos imersivos em VR e, como é a proposta do Metaverso, realização de reuniões virtuais.

Como membro do catálogo de produtos premium da Apple, o headset de realidade mista pode chegar ao mercado com preços bem elevados. Segundo as informações, o dispositivo pode custar a partir de US$ 2 mil (cerca de R$ 9.860 na atual conversão direta).

Headset de realidade mista da Apple deve ser lançado comercialmente apenas em 2023 (Imagem: Content Creator/LetsGoDigital)

Previsão de lançamento

A reportagem de Mark Gurman para a Bloomberg destaca que os óculos AR/VR da Apple podem ser revelados até o final de 2022 ou no início do próximo ano. Entretanto, o lançamento comercial deve ocorrer apenas em 2023.

Recentes rumores sugeriam que o headset poderia ser apresentado durante o WWDC 2022, evento de desenvolvedores que será realizado em junho. Contudo, questões relacionadas ao conteúdo e problemas de desenvolvimento, como o superaquecimento do dispositivo, teriam causado o adiamento da revelação do produto.

FONTE: https://canaltech.com.br/gadgets/oculos-arvr-da-apple-passam-por-testes-com-executivos-diz-site-216798/