O Spot, cão robô da Boston Dynamics, já está sendo comercializado!

O robô está disponível para quem tenha interesse em usá-lo para fins industriais

 

O cão robô da Boston Dynamics, o Spot, está oficialmente sendo comercializado. A empresa lançou o vídeo promocional (pode ser visto clicando no ícone acima) para indicar a disponibilidade do seu robô de “quatro patas” no mercado recentemente e há uma página específica para as empresas que tiverem interesse em adquirir a primeira versão desse projeto. Para efetuar a compra do robô é necessário entrar em contato com a Boston Dynamics, o site em si não revela o preço do robô.

Até o momento, os vídeos divulgados pela empresa mostravam mais a parte divertida (como dançar), esquisita e incrível da inovação robótica. Com esse novo vídeo a Boston Dynamics focou nas especificações e capacidades que o Spot tem.  Ele pode se mover a 4,8km/h, tem uma autonomia média de cerca de 90 minutos e pode operar em terrenos acidentados. A bateria do cão robô fica na “barriga” dele, e os donos podem fazer a troca para mantê-lo ativo.

As imagens abaixo foram feitas pelo site The Verge, que teve contato com o robô para testes. Para vê-as de forma ampliada, clique nas fotos.

Apesar da aparência do Spot lembrar muito um animal de estimação, a sua utilidade é totalmente diferente disso. Ele foi construído para usos industriais. Na descrição do vídeo postado no canal do YouTube, a empresa informa que “Os primeiros clientes já estão testando o Spot para monitorar locais de construção, fornecer inspeção remota em instalações de gás, petróleo e energia e segurança pública”.
O robô não foi projetado para ter contato de interação com humanos. Ele pode ser equipado para fazer transporte de objetos e auxiliar em diversos ramos. Uma das maiores preocupações é o uso maldoso desse tipo de tecnologia, algo que a empresa se preocupou durante o desenvolvimento do produto. Michael Perry, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Boston Dynamics afirma que a Boston Dynamics está tomando os devidos cuidados na orientação de seus clientes
FUNDAMENTALMENTE, NÃO QUEREMOS VER O SPOT FAZENDO NADA QUE PREJUDIQUE AS PESSOAS, MESMO QUE SIMULADO. ISSO É ALGO EM QUE ESTAMOS BASTANTE FIRMES QUANDO CONVERSAMOS COM OS CLIENTES

O Spot pode ser controlado e personalizado com uma ampla gama de aplicativos, que é disponibilizada pela empresa. As instruções podem ser dadas por meio de um controle remoto, que vai ser a interação do robô com as pessoas. A empresa informa que ele já está sendo produzido em massa, portanto há a indicação de que ele seja amplamente comercializado e usado em benefício das pessoas.

Para conferir as impressões que o site The Verge teve com o robô, veja o vídeo abaixo: