O que vai mudar no poker online a partir da Realidade Virtual?

O poker online está crescendo em uma velocidade alarmante. Considerando o impacto das novas tecnologias nos jogos eletrônicos a expectativa é uma evolução ainda maior. Por isso, muito se espera da conexão entre este tipo de game com a Realidade Virtual. Alguns resultados já estão aparecendo causando curiosidade entre os jogadores e uma projeção econômica que anima a indústria dos games. Mais detalhes sobre este assunto serão abordados nos próximos parágrafos.

A Realidade Virtual chegou para fazer uma verdadeira revolução no setor do entretenimento. Ao contrário do que a tecnologia 3D, que prende a atenção das pessoas por poucos minutos e requer equipamentos com alto valor, a Realidade Virtual veio para ficar. Este tipo de inovação já apresenta funcionalidades integrativas a outras tecnologias como a internet 5G, por exemplo. Este tipo de conexão promete influenciar toda a cadeia do entretenimento, passando por filmes, seriados, programas de TV e é claro pelos jogos.

Uma das aplicações da Realidade Virtual, que já está em pleno funcionamento é a integração com jogos de poker online. Este tipo de game propõe uma experiência totalmente inovadora. É o momento que os jogadores podem aproveitar ao máximo este game, sem precisar sairem de cada, por exemplo. Colocar em prática as sequências de poker, interagir com os demais colegas da mesa, escolher roupas e acessórios para seu avatar. Tudo isto já é possível a partir da Realidade Virtual no poker online.

Algumas empresas, tanto do mundo de softwares, como de hardwares saíram na frente no quesito inovação. Elas promoveram a integração das novas tecnologias com o universo dos games. Outras investiram forte em pesquisa e desenvolvimento, para se antecipar a novas tendências. O que está nítido é que este que já é considerado um esporte da mente vai sofrer uma forte modernização. Portanto, é possível afirmar que o futuro do poker está associado a novidades.

Ao longo dos anos, diversos jogos e mesmo demais esportes foram evoluindo e se adaptando a seus praticantes. O vôlei, por exemplo, passou a ser mais dinâmico com suas novas regras. O futebol implementou recentemente o árbitro assistente de vídeo (VAR – em inglês, Video Assistant Referee). O mundo das cartas não poderia ficar de fora. Neste caso a tecnologia aliada à criatividade e à vivência dos usuários tem resultado em novidades como a da Realidade Virtual no poker. Mas ainda há muito a ser explorado. Além da internet 5G, que aos poucos vai se disseminar pelo globo, existem outras inovações que deverão impactar no poker online. Internet das Coisas, Realidade Aumentada, Impressão 3D, Reconhecimento Facial, Big Data, Beacons, Computação na Nuvem são apenas demonstrações do que está por vir.

Atualmente o poker online, como já citado, pode ser experimentado via Realidade Virtual. Tal prática imita uma vivência real, com jogadores sendo representados por bonecos (conhecidos como avatares) que podem participar de uma mesa online, de qualquer lugar do mundo. Pensar nisto há 5 anos atrás soaria como loucura para muitas pessoas. Sendo assim, o que está por vir deve chocar não só os fanáticos pelo esporte da mente, mas também aqueles que ainda nem conhecem o poker.

A implementação das novas tecnologias será uma forma de divulgar o poker para uma nova fatia de mercado. Afinal, nada mais didático do que seguir um caminho virtual apresentado em um game. Realmente é um forte apelo se comparado a iniciar um esporte do zero, de forma offline. O universo digital dos games tem propiciado inclusive o aperfeiçoamento do jogo por parte dos profissionais deste esporte. É que atletas que começaram em mesas presenciais hoje já praticam online. Tudo para colocar em prática sua estratégia, acompanhar a evolução do poker e também aprender com os jogadores de vários partes do mundo.

Considerando toda a evolução atual dos jogos online e a ascensão no número de praticantes, estima-se que este é apenas o início de uma longa evolução. Uma prova simples de mensurar este crescimento é apenas observar a disseminação do número de aparelhos celulares no Brasil. Estima-se que já existam pelo menos dois aparelhos por pessoa, no país. Como muitos jogos são praticados em dispositivos mobile, fica mais fácil entender o progresso que mercado de entretenimento ainda vai enfrentar.

As possibilidades de unir o poker às novas tecnologias são quase infinitas. Considerando que a Realidade Virtual está em um estágio inicial de desenvolvimento, ainda há muito a ser conquistado. Portanto, os próximos anos serão recheados de expectativas não só para os amantes do poker mas por toda a indústria do entretenimento. Neste caso, independente do resultado das partidas nas mesas de jogos, saem ganhando tanto as empresas como os praticantes de poker.

FONTE: MIX VALE