O que marcou o uso da tecnologia em 2022

2022 será marcado pela chegada e aprimoramento de tecnologias.

O ano de 2022 foi repleto de novidades, não só pela chegada de novas tecnologias, como também pelo avanço de outras existentes, de softwares inovadores a crescimento de streamings.

Algumas categorias merecem destaques. Por isso, o Byte separou o melhor do que rolou no mundo tecnológico durante este ano.

Metaverso

O Metaverso é um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de realidade virtual, realidade aumentada e internet. A interface deu um grande passo em 2022, ganhando muitos usuários: existem 1,07 bilhão de perfis de realidade aumentada em todo o mundo.

Entre 2019 e 2022, houve mais 630 milhões de pessoas entrando neste universo. As estimativas são para mais de 1,7 bilhão de usuários de realidade aumentada até 2024.

Redes 5G

A quinta geração de rede móvel, que trouxe avanços importantes em performance e conectividade, tem velocidade de até 10 Gigabits por segundo, aumento de 100 vezes em comparação com a tecnologia anterior.

A conectividade chegou ao Brasil em julho e ainda passará por um processo de crescimento para atender ao agrobusiness e transporte de dados mais ágeis e robustos.

Streaming

Claro que o mundo dos streamings não poderia ficar de fora desta lista. Em 2022, houve uma queda na TV aberta e uma ascensão aos aplicativos de streaming como HBO Max, Netflix, Globo Play, Disney, Prime Vídeo e outros.

Um levantamento feito este ano pela BB Media mostrou que existem mais de 60 serviços de streaming disponíveis no Brasil, com plataformas de música também dominando esse mercado.

Computação em nuvem

computação em nuvem veio para mudar a forma de compartilhamento e armazenamento de dados. Em 2022, ganhou ainda mais visibilidade. A tecnologia é nada mais do que a disponibilidade sob demanda de recursos do sistema de computador, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador por meio da internet.

A característica principal é que esse sistema torna desnecessário salvar arquivos e instalar programas em seu próprio computador. Dessa forma, empresas prestam o serviço, que fica acessível aos usuários pela rede mundial de computadores.

As compras e serviços sem contato (contactless)

A tecnologia sem contato agora está mudando a experiência do cliente, uma vez que os pagamentos sem toque (aproximação) e até check-in biométrico para viagens e acomodação foram amplamente usados durante este ano.

Inteligencia artificial

De filtros no TikTok a avatar realista em aplicativos, essa tecnologia propõe simular a capacidade humana de identificar padrões, tomar decisões ou até fazer previsões, através de algoritmos e foi usada em diversos setores do mundo — até na saúde.

Em 2022, a inteligência artificial foi útil em previsões de mudanças climáticas, melhorar e aprimorar a experiência de videogames. A tecnologia também ajudou a decodificar proteínas e o diagnóstico de algumas doenças.

Internet das coisas (IOT, em inglês)

A IOT é uma rede de objetos físicos com tecnologia embarcada e conexões de rede que possibilitam a coleta e transmissão de dados. Também pode ser caracterizada pela comunicação entre máquinas via internet.

E apesar de parecer um termo difícil de explicar, na prática é bem usual. Pense nas smart TVs, dispositivos como Alexa, dispositivos de streaming, lâmpadas inteligentes ou câmeras: todas eles usam internet das coisas.

Os dados compartilhados são utilizados para executar e concluir determinadas tarefas.

O que houve com as NFTs

O mercado criptomoedas, ao longo de 2022, recuou após uma ascensão em 2021 — algo que animava os usuários.

As criptomoedas, NFTs, Fan Tokens, entre outros, chegaram a desvalorizar até 90% em resposta a uma série de acontecimentos negativos para o setor e a macroeconomia.

Apesar de tudo isso, no Brasil, o assunto foi bem popular, segundo o Google. Quando se tratava de responder “o que é”, as NFTs ficaram em segundo lugar no buscador para o Brasil.

FONTE: https://www.terra.com.br/byte/o-que-marcou-o-uso-da-tecnologia-em-2022,c07a92f1734a6ba9075492e02068398djs3fx2pd.html