O mundo cripto está fadado a se tornar outra bolha “pontocom”?

As opiniões aqui expressas são as do próprio autor e não representam necessariamente as visões da Cointelegraph.com.

A onda de criptomoedas no ano passado viu os preços dos tokens de moedas digitais aumentarem dezenas de milhares de vezes seus valores originais. E o Bitcoin não foi o único token a atingir a maior alta de todos os tempos. Mesmo os preços de altcoins como Ethereum Cardano Ripple Stellar, NEO foram todos impulsionados para novas alturas pelo aumento da demanda de investidores que buscam tomar uma parte da ação. O mercado de criptomoedas atingiu um pico de capitalização total de quase $800 bilhões em Janeiro, no início deste ano.

Total

A ascensão meteórica do mercado teve muitos, especialmente aqueles do investimento tradicional, chamando o fenômeno de “ bolha ”. Como as pessoas tentam entender os novos eventos usando o passado, o espaço cripto tem sido comumente visto através das lentes da “bolha do pontocom ” no final dos anos 90 – início dos anos 2000. Centenas de empresas atingiram seus objetivos no rescaldo da chamada “bolha das pontocom”.

Então, o espaço cripto está seguindo um caminho semelhante?

Ainda uma fronteira

O espaço cripto ainda pode ser considerado uma fronteira. O Blockchain, como uma tecnologia, está apenas começando a ver uma adoção mais ampla e gradual . Existem ainda alguns regulamentos para manter os empreendimentos e os participantes sob controle. O mercado negocia fortemente com a especulação. A maioria dos projetos por trás de tokens de criptomoedas ainda tem que realmente mostrar ou fornecer valor definitivo do mundo real.

Parece ser difícil definir a base do que impulsiona o desempenho de moedas digitais. O suporte pode mudar facilmente de um projeto para outro, mesmo que não haja muita base fundamental para a subida repentina de um token.

Também é difícil prever como determinados eventos afetariam o mercado. Por exemplo, muitos esperariam que os projetos Blockchain baseados na China tivessem dificuldade em considerar a proibição do país em ofertas iniciais de moedas (ICOs). Essa proibição, no entanto, parece ter sido muito vantajosa para empreendimentos como o NEO. Desde que o lançamento da plataforma precedeu a proibição, ela essencialmente evitou o uso de projetos fraudulentos que surgiram. O suporte para o projeto está crescendo, e o movimento de preços e campanhas sociais do NEO até mostrou resiliência quando o Bitcoin caiu.

Comparação compreensível

As bolhas econômicas são formadas quando os ativos estão sendo negociados a preços que são significativamente mais do que seus valores inerentes. A natureza altamente especulativa do mercado cripto contribuiu definitivamente para a supervalorização de um número de criptomoedas. A moeda de brincadeira Dogecoin, por exemplo, tem uma capitalização de mercado de mais de $323 milhões no momento desta publicação. Até mesmo alcançou mais de um bilhão de dólares em seu pico – uma realização surpreendente para um projeto significava ser nada mais do que uma paródia .

Assim, pelas definições tradicionais, existem bases para chamar o que está acontecendo com as criptomoedas de uma bolha. Como tal, é natural e consideravelmente justo compará-lo com a bolha das pontocom, uma vez que é a mais recente que envolveu tecnologias disruptivas. Ambos exibiram semelhanças no acúmulo de eventos.

A chegada de tecnologias disruptivas . O surgimento da computação pessoal acessível, os provedores de serviços de Internet comerciais e a melhor tecnologia de navegadores da Web criaram um mercado consumidor para as empresas de internet. A adoção da Internet nos anos 90 também experimentou um rápido crescimento. Quanto à criptografia, a Blockchain já existe há mais tempo antes do boom da criptomoeda. O uso da tecnologia de contabilidade distribuída foi proposto há mais de uma década. Foi apenas recentemente com o burburinho em torno do Bitcoin e a introdução de plataformas como o Ethereum que encontrou mais aplicações. As instituições tradicionais legitimavam a tecnologia embarcando nos próprios projetos Blockchain.

Explosão de empreendimentos . Ambos os eventos caracterizaram a súbita explosão de projetos e empreendimentos que buscavam capitalizar a tecnologia. Centenas de empresas foram fundadas durante a febre do pontocom. Em 1999, haviam 457 ofertas públicas iniciais(IPOs), a maioria das quais eram empresas de tecnologia. Em Março de 2000, durante o pico do mercado, haviam 4.715 empresas negociadas na Nasdaq. A indústria da criptomoeda está experimentando algo semelhante com as ICOs. Em 2017, o CoinSchedule registrou 210 ICOs , contra apenas 43 em 2016. Essas ICOs levantaram mais de $6 bilhões em financiamento. Este ano, já houve mais de 70 vendas simbólicas.

ICO

Aumento acentuado nos preços de ações / tokens. Os preços das ações das empresas de Internet dispararam enquanto a indústria das pontocom estava se desenvolvendo. Dos IPOs em 1999, 117 empresas dobraram seus preços de ações apenas no primeiro dia de negociação, ressaltando a exuberância do mercado. A Nasdaq atingiu o pico em Março de 2000, atingindo uma alta intradiária de 5.132 pontos. Os tokens de criptomoedas exibem ainda mais ganhos. Não é incomum no mercado de criptomoedas ver os tokens subindo para centenas de vezes seus preços da ICO em apenas alguns meses.

NASDAQ

Estes são os padrões que levam muitos a acreditar que a trajetória da criptomoeda é a mesma. A bolha das pontocom estourou em 2002. Nasdaq chegou ao fundo em Setembro de 2002. Espera-se que projetos ruins acabem sendo expostos revelando a supervalorização. O mercado eventualmente corrige de maneira massiva. Espera-se que as moedas percam seu valor . Projetos e empreendimentos irão à falência. Os investidores perderão suas apostas. Esse é o motivo

Eventos recentes parecem provocar algo similar. Fevereiro foi encarado por uma enorme correção que viu o preço do Bitcoin cair para a marca de $6.000. Outras moedas também tiveram grandes sucessos. A capitalização de mercado total caiu mais de 60% do pico para cerca de $265 bilhões. Muitos pensaram que esta era a bolha estourando. Os analistas chegaram a avisar que o Bitcoin ficaria abaixo da marca de $1.000 . Os preços dos tokens têm sido muito voláteis ao longo de Março e, por enquanto, não encontraram um fundo.

Lições à serem aprendidas

Noam Levenson, CEO e co-fundador da Eden Block, compartilhou ,

“Então, a verdadeira questão não é: estamos em uma bolha? Mas, quão grande será a bolha? Se respeitarmos a evolução natural da tecnologia disruptiva, devemos entender que, a cada grande investida especulativa, há uma queda igualmente maciça. Desde a bolha das tulipas dos anos 1600 até a bolha da Internet há apenas 15 anos, os acidentes são inevitáveis. Assim, a questão é: o que podemos aprender com as bolhas passadas e o quanto elas podem guiar nossas ações dentro do mercado de criptomoedas? ”

O caso da pets.com, o garoto-propaganda do que deu errado durante a era das pontocom, deve conter muitas lições para as partes interessadas da criptomoeda. A chegada da Internet incentivou as empresas a buscar os esforços de comércio eletrônico direto ao consumidor. A pets.com procurou vender acessórios e suprimentos para animais de maneira muito semelhante à forma como a Amazon vendia livros por meio de um canal on-line. A empresa também conseguiu atrair financiamento de risco que aumentou suas avaliações.

No entanto, havia um modelo de negócios insatisfatório e não tinha um estudo de mercado independente para garantir sua sustentabilidade e muito menos sua lucratividade. A empresa não conseguiu sobreviver. Tentar absorver os altos custos de envio de suprimentos pesados para animais de estimação, como alimentos para animais de estimação e lixo para gatos, era claramente mais do que um descuido.

O espaço cripto já está vendo empreendimentos semelhantes mal planejados emergirem. Parece que as empresas estão tentando saturar tudo usando o Blockchain para não se incomodar se a tecnologia for madura o suficiente para lidar com um caso de uso específico ou se as verticais direcionadas a esses empreendimentos tiverem alguma necessidade real de tecnologia descentralizada.

No entanto, os empreendimentos Blockchain não podem ser usados na comparação exata. Aqui estão algumas diferenças importantes em como elas operam:

Zero à logística mínima . Muitas empresas pontocom foram forçadas a equilibrar a execução dos canais on-line e a realização física. Muitos se viram sobrecarregados com a logística, como o caso da pets.com, Toys e Webvan. Os projetos de Blockchain lidam principalmente com transações digitais e ativos de tokens. A menos que o empreendimento busque o “omnichannel” ou a presença de tijolo e cimento, na maioria das camadas de interação de serviços, há preocupações mínimas de logística.

Força de trabalho menor . Uma vez que muitas empresas pontocom tiveram que lidar com a realização física, elas tiveram que contratar todos os tipos de mão de obra para lidar com armazenagem e logística, além de sua equipe de desenvolvimento, vendas e marketing. A maioria das equipes de Blockchain é “magra e má”. A maioria pode até mesmo operar com facilidade diminuindo remotamente a necessidade de instalar escritórios físicos e infraestrutura.

Conforto com tecnologia . Em termos de mercado, as empresas de criptomoedas também têm dados demográficos do lado deles. As empresas pontocom tiveram que lidar com os migrantes tecnológicos nos boomers e com a Geração X, obrigando-os a alocar recursos para a educação do cliente e o suporte pós-venda. Os millennials são agora a demografia dominante. Os participantes do mercado de cripto agora estão confortáveis usando canais digitais para transações de grande valor.

Inovação e Sustentabilidade

Embora seja prudente e inteligente para quem entra no espaço das criptomoedas proceder com cautela, especialmente quando se trata de negociar e investir em ativos de moedas digitais, seria injusto ser totalmente indiferente ao que a tecnologia Blockchain trouxe. Os paralelos com a bolha das pontocom devem servir de lições para as partes interessadas.

É preciso lembrar que as conseqüências da bolha das pontocom também afirmaram que organizações e tecnologias realmente inovadoras poderiam resistir à tempestade. Empresas como Amazon e eBay provaram que o emparelhamento de novas ideias com boa perspicácia nos negócios pode levar ao sucesso.

Certamente, a situação hoje com criptomoedas e o ambiente do pontocom de quase vinte anos atrás possuem suas diferenças. Os empreendimentos devem ser capazes de navegar essas variantes para tomar as melhores decisões possíveis no futuro. Quer ou não os empreendimentos de moedas digitais compartilharão um destino semelhante ao pontocom continua a ser visto. Pelo menos por enquanto, os interessados em criptomoedas têm a chance de escrever uma história diferente.

FONTE: COINTELEGRAPH