ago 18

“O desafio é mostrar que o 5G é acessível”, diz VP da Samsung

Antonio Quintas, responsável pela divisão Mobile, fala sobre como a nova tecnologia afeta as estratégias de negócios e comportamento de consumo

Antonio Quintas, VP da divisão Mobile da Samsung: “o primeiro passo está sendo mostrar que, independentemente de ser uma tecnologia recente, o 5G é acessível e está disponível para consumidores com diferentes necessidades”

As cidades de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Goiânia e Salvador já possuem sinal 5G disponível. O processo de implantação da tecnologia, caso o cronograma seja cumprido, deve ser finalizado antes de outubro. O 5G não altera apenas as possibilidades tecnológicas e econômicas, mas tem impacto direto na estratégia de muitas empresas. É o caso da sul-coreana Samsung.

Estudo da Counterpoint Technology Market Research mostra que a Samsung lidera o segmento de aparelhos 5G globalmente com 24% de participação e tendo 5, dos celulares com a tecnologia mais vendidos. Neste contexto, existem vários desafios, de marketing, a hábitos de consumo passando por novas estruturas e, sobretudo, de conseguir mostrar aos consumidores os benefícios da tecnologia. Antonio Quintas, VP da divisão Mobile da Samsung, fala à Forbes Brasil sobre esse momento e como a empresa vem adaptando estratégias para a nova fase.

Forbes – O que a chegada do 5G representa para a Samsung em termos de estratégia de negócios?
Antonio Quintas – Nossa experiência com a tecnologia em outros países faz com que estejamos preparados para essa operação conforme a disponibilidade da rede se expanda pelo Brasil. Resultados deste compromisso com a tecnologia e o Brasil já são palpáveis: a Samsung possui 23 smartphones 5G de diversos modelos e valores já disponíveis em todo o mercado local. Essa grande variedade de equipamentos – acessíveis a diferentes perfis de consumidores – traduz um dos principais compromissos da empresa que é a inovação com propósito e de forma democrática. Sabemos que inovação não é apenas sobre implementar novas tecnologias, mas também levá-las à maior parte das pessoas.

FB – O que a nova tecnologia vai mudar nos produtos em relação à sofisticação e features?
Quintas – Quando olhamos para os smartphones 5G, estamos falando de um acesso por meio de uma conexão mais rápida, estável e confiável. Um smartphone 5G consegue conectar a uma velocidade até 10 vezes mais rápida. Com as nossas rotinas de trabalho, lazer e educação tornando-se hibridas, os smartphones consolidaram-se como o grande hub de acesso digital das pessoas. Então, num primeiro momento, veremos essa experiência melhorar bastante a nossa rotina digital do dia a dia. Mas o 5G também abre porta para uma série de inovações que vão além de uma velocidade mais rápida. Estamos falando de todo um ecossistema que poderá se beneficiar de uma infraestrutura 5G, especialmente quando pensamos na Internet das Coisas. Casas conectadas com eletrodomésticos inteligentes, carros autônomos, inovações em telemedicina, educação e mais uma série de novidades devem surgir com o avanço do 5G.

FB – Pode compartilhar experiências que vocês possuem com a chegada do 5G a outros mercados?
Quintas – Em especial, temos a nossa matriz na Coreia do Sul, um dos primeiros países a implementar a infraestrutura 5G. Nesses países em que o 5G já está mais maduro, continuamos trabalhando com provedores de serviços em todo o planeta para criar cases 5G por meio da realidade aumentada, da realidade virtual, da Internet das Coisas e muito mais. Além disso, a empresa deve acelerar a pesquisa para o 6G, com a visão de trazer a próxima geração de experiências hiperconectadas para todos os cantos de nossas vidas no futuro.

FB – A tecnologia impulsiona a venda de outros devices como smartwatches?
Quintas – A tecnologia 5G permite conexões mais rápidas e estáveis de maneiras totalmente novas. Por isso, a busca da Samsung por inovação em dispositivos que se adaptam a cada interesse e necessidade pessoal também está presente nos wearables, que trazem aos consumidores uma nova relação com a tecnologia. Os smartwatches, por exemplo, abrem novas possibilidades para acompanhar a saúde e o bem-estar, além do entretenimento e a conectividade com outros dispositivos direto do pulso.

FB – Por fim, neste momento em que os valores dos aparelhos 5G estão altos, quais são as estratégias da marca para ajudar aos consumidores?
Quintas – Temos 23 modelos, com preços que começam em R$ 1.700 na linha Galaxy A por exemplo. Além disso, temos diversos programas de incentivo para facilitar o acesso das pessoas aos smartphones 5G, como Troca Smart, Samsung Sempre Novo e Samsung Itaucard. A Troca Smart é o serviço de trade-in, que permite aos consumidores reaproveitar um smartphone, tablet ou smartwatch antigo como descontos na compra de um novo dispositivo Galaxy. Já o Samsung Sempre Novo, em parceria com a Porto Seguro, permite que o consumidor tenha um plano de assinatura mensal no qual consegue ter todo ano sempre o melhor smartphone Samsung Galaxy. E, para facilitar o pagamento e parcelar as compras em até 24 vezes sem juros em nossos canais oficiais, oferecemos a possibilidade de os consumidores obterem o cartão de crédito Samsung Itaucard Visa.

FONTE: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/08/o-desafio-e-mostrar-que-o-5g-e-acessivel-diz-vp-da-samsung/