O colete inteligente que o ajuda a ficar um profissional no futebol

Hoje em dia, em qualquer equipa de futebol profissional, o habitual é ver os futebolistas a usar um colete inteligente com GPS que permite aos preparadores físicos medir, através de uma aplicação, o esforço, a distância percorrida, as rotações, a aceleração e outras variáveis para analisar e melhorar o rendimento dos jogadores.

Hoje em dia, embora Pep Guardiola nos seus tempos de treinador no Bayern de Munique o tenha dito em tom de desdém ao referir-se a vários jogadores do Real Madrid, todos “são atletas”. Numa era em que o VAR e o big data analisam cada um dos movimentos dos jogadores durante um jogo, os treinos atingiram níveis de sofisticação que os míticos jogadores dos anos 90 nunca teriam imaginado. Já não basta fazer umas corridas ou subir e descer as bancadas do estádio. Agora, em qualquer equipa de elite, o habitual é ver os futebolistas a usar um colete inteligente com GPS que permite aos preparadores físicos medir, através de uma aplicação, o esforço, a distância percorrida, as rotações, a aceleração e outras variáveis para analisar e melhorar o rendimento dos jogadores.

Maldo, o nosso especialista em desporto, esteve a treinar com o Leganés, uma das equipas da exigente Liga Santander, para verificar se, de facto, este tipo de dispositivos nos pode ajudar a ter o rendimento de um profissional.

FONTE: EXPRESSO