O Boticário anuncia edital de inovação aberta para startups com foco em sustentabilidade

Programa é uma extensão do Projeto Extinto, lançado nesta segunda (22/1), e tem previsão de lançamento em março.

A empresa de cosméticos O Boticário pretende lançar, em março deste ano, um programa de inovação aberta voltado para sustentabilidade. A iniciativa foi anunciada nesta segunda-feira (22/1) durante um evento da companhia no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). De acordo com a empresa, o projeto será desenvolvido em parceria com a organização de impacto social Artemísia.

Segundo Marcela de Masi, diretora-executiva de Comunicação e Branding do Grupo Boticário, para participar do programa, as startups terão de propor soluções inovadoras para a companhia, como formas de manejo adequado de resíduos sólidos e fabricação de embalagens sustentáveis. No entanto, o recorte de propostas a serem avaliadas ainda está sendo estudado.

“Estamos fazendo uma análise sobre os principais problemas no Brasil para preservação e reciclagem de sólidos, mas às vezes há problemas transversais que não necessariamente estão relacionados a isso. Por isso, estamos elaborando macrotemas com uma consultoria”, diz a executiva

O programa é uma extensão do projeto Extinto, criado pela companhia para conscientizar sobre a preservação de áreas degradadas. Na primeira fase da iniciativa, a empresa lançou um perfume não comercial com a reprodução do aroma original da Baía de Guanabara, antes da poluição de suas águas – o local, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), recebe quase 100 toneladas de desejos por dia.

A iniciativa contará ainda com a parceria do Instituto Alok. O DJ realizará este ano trabalhos de marketing relacionados à pauta ESG da marca.

Edital

Segundo a empresa, os detalhes sobre o valor do aporte e o número de startups contempladas serão divulgados nos próximos dias. No momento, a marca está com outro programa de aceleração com inscrições abertas até 8 de fevereiro, voltado para startups de beleza.

“Quando o edital de sustentabilidade for lançado, a ideia é conseguir que os pequenos negócios nos ajudem a pensar em soluções mais rápidas para os desafios que temos, uma vez que a agenda ESG é muito complexa e precisamos falar de 2050 estando no presente”, afirma Luis Meyer, diretor de ESG do Grupo Boticário.

FONTE:

https://revistapegn.globo.com/startups/noticia/2024/01/o-boticario-anuncia-edital-de-inovacao-aberta-para-startups-com-foco-em-sustentabilidade.ghtml