nov 27

O avanço da Inteligência Artificial por meio dos dispositivos móveis

Negocios Disruptivos

Aparelhos são capazes de identificar o gosto do usuário através de software

A inteligência artificial, conhecida por ser um fenômeno cada vez maior no âmbito da tecnologia e auxílio na vida das pessoas, cada vez mais, tem ganho espaço positivo perante a sociedade.

Pelo meio da IA, os dispositivos operam e simulam a capacidade humana de racionar, compreender, tomar decisões, resolver problemas e substituir o trabalho feito pela mão de obra, ou seja, a capacidade de ser inteligente em meio as diversas ocasiões.

No momento, os aplicativos que usamos diariamente já possuem implantado dentro do próprio sistema o recurso da inteligência artificial, possibilitando a interação de uma pessoa lega no assunto com este avanço, visto que antes os únicos que tinham essa comunicação eram os profissionais da computação. Para Orlando Bisacchi Coelho, professor de computação e informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie, “nós usamos produtos derivados da Inteligência Artificial quando utilizamos um cartão de crédito (para eventual detecção de fraudes) ou traduzimos um texto no Tradutor do Google”, afirma o especialista.

Outro aspecto importante, é que o uso de um aplicativo com IA, possibilita o usuário a configurar suas preferências pessoais ao ponto de eleger o que está de acordo com suas pretensões, ao exibir seus gostos, características e conteúdo para o software.

Vale ressaltar, que a tendência da IA com os aplicativos, começou com os assistentes virtuais de voz, como a Siri, da Apple, a Alexa, da Amazon, a Cortana, da Microsoft, e o Google Assistant. “Um dos aspectos mais interessantes da Aprendizagem de Máquina é dotar o dispositivo da capacidade de adaptação ao usuário: os assistentes pessoais aprendem a fazer suas recomendações de acordo com as preferências e interesses do usuário, o que obviamente não pode vir “carregado de fábrica”, conclui Orlando.

O especialista está disponível para comentar o assunto. Para acioná-lo basta encaminhar a solicitação para o e-mail: imprensa@mackenzie.br.

Orlando Bisacchi Coelho, é mestre em Matemática e professor assistente pleno integral do curso de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

FONTE: Segs – escrito por Universidade Presbiteriana Mackenzie