Número de fintechs no Brasil já passa de 300

Segundo o último mapeamento feito pelo Finnovation, o número de fintechs subiu 41% no últimos 12 meses

Guilherme Horn no SATARTSE
 em 3 de novembro de 2017

O mercado brasileiro de fintechs continua crescendo em ritmo acelerado. Nos últimos 12 meses, a quantidade de startups pulou de 219 para 309, um aumento de 41%. Este número é muito significativo, ainda mais se considerarmos que cerca de 30 fintechs encerraram suas atividades neste período. Se estas tivessem sobrevivido, estaríamos vendo um crescimento de 55% no segmento.

A maior parte delas continua no setor de Pagamentos. São 86 fintechs neste segmento, representando 28% deste mercado. Em seguida, vem as startups de Gestão Financeira Empresarial, seguindo a tendência global de fortalecimento do segmento b2b, bem menos atraentes que as b2c, porém em geral mais consistentes no longo prazo. Atualmente já são 58 nesta área, o que significa 19% do total. Logo atrás, vem o grupo das fintechs de Crédito, um segmento que continua crescendo e que tende a ganhar força com a nova regulamentação de p2p lending, do Bacen. São 38 startups ajudando a reduzir os spreads, redesenhando os motores de crédito e risco e melhorando a experiência do usuário.

Uma outra área que chama a atenção pelo crescimento é a de Identidade, que busca ajudar nos processos de know your client e prevenção à lavagem de dinheiro. Já são atualmente 21 startups neste segmento, seguindo também uma tendência global.

Segundo o Startse, em 2016 as fintechs brasileiras receberam U$161 milhões em investimentos, o que coloca o mercado brasileiro entre os 10 maiores do mundo em fintech. Algumas fintechs, como Nubank, GuiaBolso, Creditas e Magnetis já atingiram um tamanho suficiente para causar impacto na vida de milhões de brasileiros.

Veja aqui o mapa completo das fintechs do Brasil: http://finnovation.com.br/mapa-de-fintechs-brasil-de-2017/

FONTE:  https://conteudo.startse.com.br/tecnologia-inovacao/guilhermehorn/numero-fintechs/