Nubank poderá aprovar mais cartões de crédito com o Cadastro Positivo

O que muda para o Nubank com a aprovação do Cadastro Positivo? Foto: reprodução

Nubank  e cartões de crédito – O cadastro positivo existe desde 2011 com adesão voluntária. Entretanto, se aprovado o projeto de Lei que torna automática a inclusão de todos os consumidores com CPF ativo em um banco de dados de “bons pagadores”, as fintechs como o Nubank, passarão a ter mais informações de seus clientes, bem como poderão oferecer juros menores, e, claro, mais cartões.

Quais as vantagens do Cadastro Positivo para o Nubank?

Nubank oferece serviço gratuito de conta corrente com a possibilidade de rendimento. Foto: reprodução
O que muda para o Nubank com a aprovação do Cadastro Positivo? Foto: reprodução

A maior promessa do cadastro positivo para fintechs como o Nubank, é dar informações sobre a vida financeira dos correntistas. Atualmente, essas informações estão apenas como os bancos tradicionais.

De acordo com as fintechs, o acesso ao histórico financeiro de um potencial cliente é muito limitado, o que dificulta o oferecimento de serviços.

Nubank, por exemplo, tem cerca de 6 milhões de clientes e mais de 20 milhões de pedidos em espera. Caso tenha acesso direto ao cadastro positivo, o Nubank poderá aprovar mais cartões de crédito.

O que muda para os consumidores?

Sem dúvida, o consumidor também será beneficiado com o cadastro positivo. Os maiores beneficiados deverão ser aqueles que têm dificuldades de comprovar renda para conseguir empréstimo.

Com o histórico financeiro disponível para consulta, os trabalhadores autônomos e informais poderão ter mais força para negociar taxas.

Entretanto, quem está negativado, passará por uma análise mais criteriosa, que irá avaliar se o consumidor está pagando em dia ou se está com algum problema pontual.

Como deixar de fazer parte do Cadastro Positivo?

Quem não quiser seus dados expostos no cadastro positivo, deverá entrar em contato direto com algum bureau de crédito, como SPC, Serasa e Boa Vista.

A Lei prevê que ao comunicar sua decisão a apenas um deles, a pessoa já sairá completamente do cadastro.

FONTE: DIÁRIO PRIME

Além disso, um histórico positivo poderia compensar um período no qual o consumidor ficou negativado. Já quem, recorrentemente, não paga suas contas e sempre fica em dívidas, poderá ter problemas.